quinta-feira, 15 de maio de 2014

Chia Overnight Oats

Com a chegada do calor, começa o meu martírio... substituir as papas de aveia que tanto adoro e que como SEMPRE antes de treinar. Sei que há outras alternativas, mas é o que me deixa satisfeita e me dá energia suficiente.

Apesar de também fazer as papas para o pequeno-almoço, o meu problema é mesmo antes dos treinos, porque de manhã tenho sempre uma alternativa à altura :)

Podia fazer um batido com os mesmos ingredientes, mas no trabalho não dá muito jeito. Só consigo quando ainda passo por casa, antes de ir para o ginásio.

Também tenho as Overnigth Oats, mas sinceramente, nem sempre tenho paciência para as fazer, porque acabo por ter que perder mais um pouco de tempo para montar as camadas - mas também as faço!

Resumindo, as papas de aveia são práticas e isso ainda as torna-se mais atraentes! Pelo menos, da forma como eu as faço. Atiro os ingredientes todos para um frasco e reservo no frigorífico. Depois é só levar ao microondas e estão prontas a consumir :) Mais fácil que isto não há!

Quer dizer, agora há! :) Esta cabecinha nunca pára... e achei que se aumentasse a quantia de chia que coloco na receita e reduzisse a quantidade de leite vegetal, usando os restantes ingredientes, iria obter um efeito semelhante ao Pudim de chia, mas com aveia!!!

Melhor pensei, assim fiz :p 

Ora, atentem lá na dificuldade da receita, para a qual vão precisar de: 2 CS de sementes de chia, ¼ de chávena de aveia (20g), 1 cc de cacau cru, 2/3 chávena de leite de amêndoa (ou outro, que prefiram), 1 CS de proteína de soro de leite de chocolate (opcional, mas confere mais proteína e sabor), um punhado de morangos congelados (ou outra fruta) + sementes a gosto (usei cânhamo).

De véspera, levar todos os ingredientes, excepto as sementes para polvilhar, a um processador de alimentos e triturar até a fruta desfazer um pouco - não é para triturar tudo!

Colocar num frasco e reservar no frigorífico.

No dia seguinte, colocar numa taça, polvilhar com as sementes preferidas e estão prontas a comer... ou nem colocar nada e, simplesmente, comer :)
Chia Overnight Oats de morango e cacau cru
Mais prático, não há! E garante o aporte de nutrientes, sabor e energia que necessito para treinar! :) Agora sim... adeus papas de aveia... até ao próximo inverno!!! eheheh

Como sempre, a imaginação é o limite. Podem aumentar a quantidade de aveia, se necessário (tendo apenas que ajustar o leite a essa medida), mudar a fruta, usar canela, em vez de cacau, uma proteína de sabor diferente,, adoçar com mel ou agave, juntar frutos secos.... enfim, o vosso gosto é que ditará o resultado final!

Espero que gostem de mais esta sugestão bem fresquinha para estes dias!

2 comentários:

  1. Olá!
    Já há algum tempo que não como papas de aveia, o calor altera tudo :P
    Das vezes que experimentei overnight oats não gostei muito, tenho de fazer outra vez!
    Também tenho de fazer pudim de chia, mas acabaram as sementes :(

    ResponderEliminar
  2. Eu só como papas de aveia de manhã. Já fiz Overnight e estava delicioso mas para pequeno almoço ainda não me cai no goto. talvez com o calor...

    Antes do treino como um iorgurte com bagas de goji ou com uma maçã.

    ResponderEliminar