segunda-feira, 5 de maio de 2014

As refeições do fim-de-semana #2

Voltei!!! :)

E com a publicação das refeições (e passeios) do fim-de-semana. Este como foi maior, aproveitei para ir passear e espairecer que bem ando a precisar. Esta cabeça anda uma desgraça com o cansaço. Preciso de fériassssss!!!

No feriado fui fazer uma formação de orientação desportiva na Mata da Machada e gostei bastante. Para quem tem um mísero sentido de orientação (como eu) é bastante proveitoso. E afinal com um mapa e uma bússola até me desenrasco (mas por via das dúvidas, fui acompanhada, não fosse perder-me para lá) ehehe.

Como ia andar bastante, reforcei o pequeno-almoço com papas de aveia, mas com este calor, as papas vão começar a ficar de lado.
Papa de aveia com canela e morangos
O mapa com o percurso da orientação que fiz! :) Ainda foram 8 km :)
Depois da orientação, acabamos por fazer um piquenique e almoçar no parque da Mata da Machada! Levei o meu almocinho atrás!
Salada de cenoura, feijão verde, grão, atum, cebola e salsa! Nham nham
Ao jantar era para fazer caril de legumes, mas as lentilhas chamaram por mim :) Fiz um estufado de legumes com lentilhas! Estou completamente apaixonada!!!
Estufado de legumes com lentilhas
Na sexta-feira tirei o dia de férias e fomos dar uma volta até à costa alentejana. Fomos até Melides e até ao Carvalhal. Foi um dia muito bem passado e que deu para recuperar (um bocadinho) as forças.
Pão de orégãos com queijo fresco e pimenta! Adoro estas chávenas eheheh
Como íamos passar o dia quase todo fora, optei por preparar uma marmita com os lanches para levarmos! Fominha nunca se pode passar :) 

Pão de banana, iogurtes, fruta, frutos secos e mix de sementes
O almoço em Melides! Peixinho grelhado :)
Na praia fui brindada com muitas joaninhas! Esta pousou-me da mão e não saia, nem por nada! Deu tempo de registar o momento <3 Dizem que, quando uma joaninha pousa na nossa mão somos uns afortunados... e realmente sou mesmo. Posso não ter tudo aquilo que gostaria, mas tenho, seguramente, o mais importante! Amor, saúde e trabalho :)
A joaninha :)
No sábado foi dia de voltar à realidade e ir treinar, pela fresquinha! Como o tempo já está quente, preparei de véspera, as minhas overnight oats! Tão boas! Já tinha saudades disto :)
Overnight oats com aveia com canela, iogurte grego com chia e morangos com cacau
Ao almoço, supostamente, ia fazer pizza de quinoa de frigideira. Tinha visto no insta uma receita que me parecia fácil e meti as mãos na massa quando cheguei do treino. Mas saiu tão mal (não cozeu e desfez-se toda) que foi toda para o lixo :/

Como já tinha pensado na pizza para o almoço e não tinha tirado nada, acabei por inventar uma! Fiz um crepe de polvilho doce, linhaça e alecrim. Deixei tostar bem para ficar estaladiço... recheei com molho de tomate, atum em água, pimentos e mozzarela e forno com ela! Ficou muito, muito bom! O alecrim na massa dá-lhe um toque especial :)
A pizza fingida :)
Depois do almoço, fui a tarde toda para a praia. Como chegamos tarde a casa, apetecia tudo menos cozinhar. Pelo caminho, comprámos frango assado e foi só fazer uma saladinha e arroz. 
Frango assado com salada
Ontem, foi dia de acordar mais tarde e nem tive tempo de registar o pequeno-almoço! Fui almoçar fora com os meus pais e comemos grelhada mista de peixe. Estava excelente. Com este calor, é o que apetece :)
Grelhada mista de peixe
Segui-se mais um passeio, desta vez, em lojas de decoração, em busca de uma colcha e cortinados para o quarto! Apetece-me mudar! :)

Quando cheguei a casa, o que apetecia era mesmo um gelado fresquinho. 

Como tenho sempre fruta congelada (quando começa a ficar muito madura, fatio e congelo em saquinhos individuais), foi só tirar 2 bananas, um punhado de morangos, juntar um iogurte e triturar tudo no processador de alimentos. E em menos de 5m, voilá... gelado caseiro e saudável :)
Gelado de banana e morangos com mix de sementes
Para jantar, fiz uma salada que já me andava a apetecer há algum tempo, rúcula, beterraba, meloa e presunto com vinagre balsâmico.... e estava tão boa :)
Salada de rúcula, beterraba, meloa e presunto
Aproveitei ainda para fazer mais um pão sem glúten para ter durante a semana. Mais uma invenção aprovada! À noite coloco a receita :)
Pão de polvilho doce, linhaça e ervas de provence
Acabei por não descansar assim tanto, quanto isso, mas deu para desanuviar! :) Fiz uma alimentação bastante equilibrada no fim-de-semana, é assim que gosto (e me sinto bem) de comer :)

E o vosso fim-de-semana como foi?

26 comentários:

  1. Bom quanto a comidinhas nada de especial, tirando os 5 kg de favas que descasquei... mas tb ando a querer mudar o quarto, ou a sala, ou tudo! Lá encontrei uma colcha mas não me safei com cortinados... E tu? Safaste-te?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comprei tudo!!! eheheh Já tinha andado a fazer uma prospecção de mercado! Comprei colcha, cortinados, um buda azul lindo e um porta velas prateado :) E mais umas canecas lol Adoro as canecas do espaço casa! Agora só falta pintar o quarto e limpar aquelas cores que já me ferem a vista :D

      Caraças! 5 Kg?! Isso é que foi descansar favas!!! :p

      Eliminar
    2. Xiiii pinturas... Vade retro! Odeio! Boa sorte!

      Eliminar
  2. Achas que se fizer o pão de óregãos com farinha de milho ficará comestível? Não queria comprar as outras farinhas pois nunca as uso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se só vais usar farinha de milho, é melhor procurar-se outra receita e é só juntares orégãos :) Sabes que as densidades das farinhas são bastante diferentes... e é o suficiente para te sair um pão de pedra! lol

      Eliminar
  3. hum pois... no pão de abóbora até resultou mas este é bem diferente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque substituíste a farinha de amêndoa ;) Este é completamente, diferente.

      Eliminar
  4. Este fim-de-semana houve muita festa e muita desgraça alimentar!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah também faz muita falta! A festa, então, nem se fala! ;)

      Eliminar
  5. Bom lá terei de ir ao Celeiro hoje! Ah e plantei rúcula num vaso! Em breve poderei variar nas saladas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Encontras o polvilho e a farinha de arroz no supermercado! :p Boa :) Gosto muito de rúcula! O próximo projecto vai ser arranjar a varanda e colocar vasinhos com plantas!!! Mas já sei que se não for o homem a tomar conta deles... não duram mto! loool

      Eliminar
  6. looool lá terei de tomar conta dos vazos!!😝 foi um belo fds, venham mais!! 😉

    ResponderEliminar
  7. Ora portanto, o que eu gostava era dessa receita das lentilhas e da pizza que é a minha paixão|!!!!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh a receita da pizza é fácil, fácil. Para a massa segui a receita base dos crepes de polvilho (que encontras aqui http://saudavelcomoumpero.blogspot.pt/2014/04/crepes-de-polvilho-doce.html) e juntei 1/2 CS de linhaça moída e 1 cc de alecrim. Coloquei a massa na frigideira (uso uma pequena, por isso, fica com altura) e deixei tostar bem, de ambos os lados, para ficar estaladiça. Foi só rechear com molho de tomate, atum em água, pimentos, mozzarela e levar ao forno até gratinar o queijo :) Estas quantidades só dão para uma pessoa ;)

      As lentilhas fiz de forma muito semelhante a esta (http://saudavelcomoumpero.blogspot.pt/2014/04/lentilhas-estufadas-com-cogumelos.html) mas omiti os cogumelos, acrescentei mais legumes que tinha no frigorífico (curgete, abóbora e espinafres - para uma melhor absorção do ferro) e para além daquelas especiarias, juntei ainda 1 cc de pimentão doce :) Amei!!! Como todas as receitas de lentilhas :)

      Espero que gostes :)

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Que alimentação tão saudável e com tão bom aspecto! Apetece comer tudo!
    Gosto imenso das combinações que fazes, essa salada de rúcula parece divinal, tenho de experimentar! Estou morta para fazer esse gelado também :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh, é o que eu sinto quando vejo as vossas fotos de comidinha!!! Tudo sempre tão bom e saudável :)

      Beijinhos

      Eliminar
  9. O meu fim-de-semana foi um bocado chato porque tinha coisas para fazer, mas ainda deu tempo para fazer flan, ir correr (e morrer de calor, no sábado à tarde :P) e ver 1/2 episódio de midsomer murders (eu sei, quem é que consegue deixar um episódio a meio?!)...
    O meu sentido de orientação é uma valente porcaria, ainda no sábado me perdi a correr! No meio da cidade! A sério, eu nem acredito... ia distraída e quando olho à volta já não conheço nada (o que não é muito difícil, já que eu conheço pouco :P)... Mas esse tipo de coisas são engraçadas :)
    As lentilhas parecem muito boas, tenho de experimentar (novamente ;))
    Essa pizza também parece muito boa... ando para fazer os crepes de polvilho doce há algum tempo mas não tenho tido tempo :P
    Eu já adaptei o meu pequeno almoço ao verao- iogurte com maçã (ando viciada nisto, tão simples e delicioso!) e tostas com queijo fresco :)
    Essa salada parece muito boa :)
    Quero tanto fazer umas overnight oats de jeito... sempre que faço ficam nojentas e enjoativas :( (pronto, fiz duas vezes e desisti!)
    Eu até gosto de joaninhas... mas tento afastar-me delas para não discriminar os outros bichos a que chamo "nojentos" ;)
    O pão parece muito bom, fico à espera da receita!
    Adooooooro gelado de banana com manteiga de amendoim... é tão bom, não como há imenso tempo! tenho de começar a congelar bananas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah ainda bem que não ando cá sozinha!!! :p

      Bananas congeladas é coisa que não falta lá em casa eheheh, para a próxima tenho de fazer tb com manteiga de amendoim :)

      Eliminar
  10. Este pão deve ser delicioso!!!! Acho que vou aproveitar o fim-de-semana que está à porta para o fazer!! :)

    ResponderEliminar
  11. O teu blog é muito fixe! Vou seguir!

    Eu ainda só fiz Overnights uma vez (está no blog) e ficou muito bom mas ainda não me habituei ao pequeno almoço porque como sempre as papas de aveia. Talvez quando estiver mais calor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Dora! Não conhecia o teu :) Mas já me estou a atualizar eheheh

      Sim, com o tempo quente apetece mais comida de conforto como as papas de aveia.... mas eu quando vejo um raio de sol e as temperaturas a subir... é verão! ehehehe

      Beijinho e obrigada pela visita!

      Eliminar
    2. Obrigada, Dora! Não conhecia o teu :) Mas já me estou a atualizar eheheh

      Sim, com o tempo quente apetece mais comida de conforto como as papas de aveia.... mas eu quando vejo um raio de sol e as temperaturas a subir... é verão! ehehehe

      Beijinho e obrigada pela visita!

      Eliminar
    3. O meu não é desta temática. Tenho lá posto umas receitasitas mas é só.
      Vou seguir o teu. Gostei muito.

      Eliminar