segunda-feira, 26 de maio de 2014

Afinal, quem sou eu?!? :)

Nem todos me conhecem, mas grande parte das pessoas que seguem o blogue e a página do facebook, sabe quem eu sou.

Este blogue surgiu, muito por incentivo, das pessoas que eram minhas amigas e que levavam, quase tortuosamente, com as minhas refeições, diariamente, no facebook!

Há, exactamente, 3 meses atrás, decidi criar este blogue onde pudesse partilhar os hábitos saudáveis que venho adquirindo ao longo do tempo e as respectivas receitas (que tanta vez me pediam) e passado algum tempo, criei a página no facebook, a qual nunca pensei que fosse ter o impacto que tem, hoje em dia.

Sempre tive como princípio, mostrar como é relativamente fácil fazer uma alimentação saudável, substituindo diversos ingredientes, porque ninguém (pelo menos, eu não, certamente) se alimenta de saladas!

E que, uma alimentação cuidada, aliada a exercício físico só nos traz benefícios à saúde, ao corpo e à alma!

Não conto calorias e recuso-me a fazê-lo (mas admiro quem o faz!), porque dessa forma eu não seria feliz. Mas leio imenso, de forma a ter uma opinião sustentada sobre os benefícios dos micro e macronutrientes que devem compor as nossas refeições.

Por isso, faço o que funciona comigo e me deixa feliz... doutra forma, não seria eu!

E quem sou eu, afinal?!

Sou a Carla, do Barreiro, tenho 35 anos e há acerca de 4 anos, percebi que necessitava de mudar (de vez) de vida…

À data, fruto do termo de uma longa relação amorosa, deixei-me engordar, mais uma vez. Nunca fui, propriamente, magra, mas sempre tive GRANDES oscilações de peso, especialmente depois de me ter sido diagnosticada uma tiroidite auto-imune - o que já remonta ao ano de 1999.

Naquela data, deixei-me chegar aos 63 Kg. O número pode não parecer grande, mas para mim era, tendo em conta a minha estrutura e a (pouca) massa muscular que tinha… enfim, o suficiente para não me sentir bem comigo própria.

E, verdade seja dita, se não gostarmos de nós, nunca ninguém irá gostar, pelo menos, é nisso que acreditaremos!

Nessa data, decidi que eu era a pessoa mais importante na minha vida e que nada nem ninguém, me ia parar até atingir o meu objectivo.

Mas a realidade é sempre bem distinta... E durante este período, tive vários altos e baixos. Aprendi imenso, mas também cometi muitos erros.

No entanto, sempre regressei ao meu objectivo.

De há um ano e meio para cá, sensivelmente, tornei-me mais consistente nas minhas escolhas... deixei de fumar e percebi o que me faz sentir feliz, de bem com a vida e o equilíbrio que tanto precisava. 

E que, acima de tudo, gosto de mim e de quem eu sou J  

Não sou perfeita, nem almejo ser e estou muito longe do objectivo que tracei para mim… mas todos os dias dou um passo em frente, nesse sentido... ainda que, de vez em quando, dê dois atrás!

De 63 Kg de pura massa gorda… cheguei aos 50 kg (já não tinha este peso desde a adolescência!) com 15,9 % de gordura, de acordo com a tabata que usei no ginásio, há cerca de 2 semanas.

Já há algum tempo que o meu objectivo é a tonificação muscular, porque o peso que queria perder, já se foi há muito.

É difícil, mas não desisto. Todos os dias, luto por isso. Às vezes mais, outras vezes, sei que, nem tanto. Mas faz parte da vida.

Não quero tornar-me uma pessoa obcecada com aquilo que come, sem conseguir aproveitar aquilo que a vida tem de bom para nos oferecer. Gosto de me alimentar bem, fazer boas escolhas e acima de tudo, ter prazer nisso.

Porque para tudo na vida, há espaço e tempo, só temos de encontrar o equilibro entre eles.

Mas as minhas motivações, vão além disto.

Ter uma tiróidite auto-imune tem inúmeros malefícios no nosso organismo. Já falei disso aqui no blogue e as repercussões que a mudança de alimentação e a prática de exercício físico tiveram na minha saúde, especialmente desde que retirei o glúten da minha alimentação - Obrigada, Júlio!

No entanto, havia um sintoma em particular que me preocupava bastante... não poder engravidar, pelo menos, enquanto estivesse com as hormonas da tiróide descompensadas.

Adoro crianças e quero muito vir a ser mãe... não agora, mas quero! E saber que tal podia não acontecer, porque não tinha feito nada para mudar a minha saúde... deixar-me-ia de rastos. Nunca conseguiria viver com esse peso na minha consciência.... nem conseguiria ser feliz. Iria ser uma mulher amargurada que nunca tinha tido a coragem de mudar.

E eu sou tudo, menos isso!!!

Tudo isto me motiva a continuar sempre no mesmo caminho. A busca por uma vida mais saudável, onde consiga encontrar o equilíbrio entre o corpo, a mente e a saúde.

Ao longo deste tempo, fui ganhando prazer neste estilo de vida que adoptei para mim... e hoje em dia é impensável estar muito tempo sem treinar (e o mau feitio começa a notar-se! eheheh), embora de tempos a tempos, precise de fazer uma pausa nos treinos, para o corpo recuperar :)

Acredito, plenamente, que podemos alcançar tudo aquilo que desejamos, desde que lutemos e façamos por isso. O principal é termos força de vontade para mudar, o resto vem por acréscimo! :)

Por isso, desejo-vos do fundo do coração que, sejam felizes... e mudem de vida por vocês!

Obrigada por partilharem estes três meses comigo! <3 <3 <3

39 comentários:

  1. Muito bem e quem venham mais 3, 6, 9, 12 .... muitos meses de partilhas e conquistas!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    O meu blog não é deste género, é menos «pessoal», mas eu por acaso gosto muito de ler blogs deste género... até porque me identifico em algumas partes.
    Ainda bem que conseguiste tudo isso e chegaste até aqui, agora o caminho é sempre em frente :) Que venham mais meses :)

    ResponderEliminar
  3. Ola Carla Sofia!!! Adorei!!! Obrigada por esta partilha...se ja me sentia proxima de ti, agora ainda me sinto mais, sempre muito atenciosa... revejo-me um pouco na tua historia, 30 anos,estatura baixa (155cm), sempre fui cheinha apesar do desporto que praticava... fiz masculaçao depois parei... parecia um yo-yo...fui para o estrangeiro e infelizmente por maus motivos perdi imenso peso, cheguei aos 48kg... mudei de pais e vim para a Suiça faz ja 8 anos, nesse espaço de tempo voltei a engordar, parei de fuma e entretanto fui mae e estava sem trabalho...conclusao, cada mês que passava era um kilo que ganhava...ha 3 meses atras tinha 65kg. Comecei entao a minha dieta e adicionei a tua pagina assim como outras paginas como a tua que me ajudaram imenso na minha luta...Os livros da dra. agata ja os tinha ca em casa à dois anos quase e quando li nao me interessaram, agora como estava mesmo motivada serviram de muita ajuda. Perdi 12kg e encontrei finalmente um metodo eficaz e que me convem para perder peso sem passar fome! Creativo...que me tem feito descobrir alimentos dos quais tenho ficado fã! Infelizmente têm-me feito alguns comentarios tristes, que passo fome, que tou doente e mais velha...enfim. O corpo é meu... e fico muito contente de saber que ha mais gente como eu que partilham esta luta e que conseguem atingir os seus objetivos! Obrigadissima!!!! Desejo-te tudo de bom do fundo do coraçao!!! ASS: Samanta ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Samanta!!! :) Não te conheço, mas sinto como se te conhecesse tb. É impressionante o poder que a blogosfera tem :) Há pessoas que parece que passam atrás do ecran :)

      Infelizmente, também passei por isso. No entanto, desde que criei o blogue e a página do FB, creio que tenho desmistificado algumas crenças... especialmente, aquelas que achavam que eu não comia para emagrecer ou manter! Quando eu como muito mais agora, do que alguma vez comi! :) Só que a diferença é que agora o faço com qualidade ;)

      Por isso, não ligues ao que te dizem! Comentários depreciativos vão existir sempre!!! E tu é que sabes de ti, da tua vida e da forma como te sentes :) O resto são balelas ;)

      Um beijo enorme!!!

      Eliminar
    2. Tenho de comentar: No meu caso também tive algumas reações dessas..... perguntas como " Esteve doente? " Ou comentários como " Estás magra demais" (quando na realidade não estava, nem estou) não podemos deixar afetar...ou desviar dos nossos objetivos ..Por isso é seguir em frente...aprendendo a lidar com estes "pequenos incidentes". e absorver também aqueles momentos em que nos dizem " Estás muito melhor" :)) Beijinhossss

      Eliminar
    3. É isso mesmo, Paulinha do meu <3

      O que é realmente importante é a forma como te sentes... e como a tua qualidade de vida aumenta em função das mudanças que fizeste! :)

      Beijinhoooooooooo

      Eliminar
  4. Eu, pessoalmente, que me encontro numa luta contra o peso e que tenho que perder perto de 20 kilos, encontrei no teu blog uma luz ao fundo do túnel! Já experimentei algumas das tuas receitas e acredito mesmo que agora vou finalmente alcançar o meu objectivo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que vais!!! :)

      No que puder ajudar, estou aqui!

      Beijnho e força!

      Eliminar
  5. Parabéns Carla! eu sou do lote das pessoas que realmente não te conhece, mas que te vou seguindo por aqui e pelo FB. Muito obrigada pelas tuas partilhas :)

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns! És um exemplo! Também me identifico com algumas coisas que dizes aqui.
    Só descobri o blog ontem mas gosto bastante!

    ResponderEliminar
  7. adorei o teu depoimento.......
    lindo e emocionante ate veio uma lagrima no cantinho do olho....
    adoro o teu blogue e a tua pagina no facebook

    fonte de motivaçao e inspiraçao
    obrigada por daresum pouquinho de ti
    es uma pessoal especial ........continua sempre assim grandes beijokas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pessoa mega especial...até à distância se sente a energia positiva ...e se "vê" o enorme sorriso :))

      Eliminar
    2. <3 <3 <3 saudades tuas! fazes-me aqui mta falta!!!

      Eliminar
    3. Não escrevas essas coisas que dás cabo de mim :) Fazes-me falta também!

      Eliminar
  8. Gostei muito da tua história!! É super inspiradora! Acima de tudo muitos parabéns e obrigada pelo incentivo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só mais uma como outras tantas... mas é a minha! :) Bejinho

      Eliminar
  9. Boaa Noitee :) Desde já os meus parabéns não só para os resultados já conquistados mas principalmente pela mudança definitiva de atitude! Essa é a mais importante, e se não mudarmos a nossa atitude, não conseguimos nada! É necessária muita força de vontade para alcançar tais resultados! Dou-te os meus parabéns, porque sei o que custa....Identifico-me bastante contigo, também deixei de fumar e reduzi bastante no álcool... tenho 20 anos, e já pesei 107kg, sem músculo nenhum... entretanto já baixei para os 75kg e desde que estou no ginásio aumentei para os 77kg mas baixei imenso o meu volume, tenho estado a perder a massa gorda. Ainda tenho 28% de gordura no corpo (tenho 1m78) mas tenho noção que, comparativamente àquilo que já fui, estou muito bem! Continuo a lutar para uma vida saudável. É o estilo de vida que levo que me interessa e sinto-me bastante melhor assim! Por isso sei o que dizes, sei como te sentes, sei o quanto é bom conseguirmos resultados e darmos tudo por tudo de nós, e no final sentirmo-nos tão satisfeitas!! :D Muitos Parabéns mais uma vez!! Espero que essa força não se esgote! E as receitinhas que aparecem no facebook são muito agradáveis! Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom diaaaaaa! :) Eu é que te dou os parabéns! A tua história (e força de vontade) é incrível. 107 Kg para 77 Kg?!?! É brutal!!! Continua sempre com essa força de vontade e esse espírito positivo que reconheço em ti ;)

      Vais, com toda a certeza, alcançar as metas que tanto desejas! Aliado a um estilo de vida saudável, é impossível não conseguires ;)

      Muitos, mas muitos parabéns!!!

      Espero que possa ir contribuindo com algo nesse percurso!

      Beijinho mto grande

      Eliminar
    2. Muito Obrigada :D Sei bem, e de certo que tambem sabes, o quanto é bom ver todo o nosso esforço reconhecido, vermos resultados do nosso trabalho!! Estou muito satisfeita comigo mesma neste momento, e cada dia que passa mais força tenho! E acredita, são páginas como a tua que tambem me dão força. É bom saber que há mais pessoas como eu, há mais pessoas a lutar e esforçarem-se para obterem óptimos resultados! Identifico-me bastante com o que disseste sobre ti. Partilho da mesma opinião. Pretendo tirar o maior prazer que puder das minhas escolhas, e as escolhas mais saudáveis são as melhores!! Também não conto calorias ao máximo, e também nao me alimento só de saladas (com 4 horas de ginásio, caia para o lado se o fizesse)!
      É muito bom, muito agradável ver e conhecer pessoas na mesma luta (luta esta que hoje em dia pra mim é uma luta muito boa, sem sacrifício) que eu! Essas pessoas percebem-me, percebem as minhas escolhas!! :D
      Muitos Parabéns pela página, acho que tens feito um óptimo trabalho, e espero que continues... para além de nos dares receitinhas boas (sim porque eu adoro variar a alimentação) mostras-nos a tua motivação, e isso motiva as pessoas que estão do outro lado! Muito Bom!! Continua assim :)
      Beijinho grandeeee

      Eliminar
  10. Gosteiii muito de ler isso :D
    deu para ficar a conhecer-te melhor e admirar-te ainda mais *-*
    "Não quero tornar-me uma pessoa obcecada com aquilo que come, sem conseguir aproveitar aquilo que a vida tem de bom para nos oferecer. Gosto de me alimentar bem, fazer boas escolhas e acima de tudo, ter prazer nisso."
    Adorei mesmo, és de certeza uma fonte de inspiração para muitos, muitos parabéns, continua assim! E que venham muito mais meses disto! :D

    ResponderEliminar
  11. Gostei imenso de ler mais sobre ti! Nem acredito que já passaram 3 meses, e um blog recente mas com excelente qualidade. Tens sempre receitas fantásticas e super saudáveis!
    Parabéns por te teres conseguido tornar saudável e parabéns pelo blog*
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu! Passaram a voar :) É assim que damos conta como o tempo passa depressa ;) Mas têm sido uns 3 meses muito enriquecedores!!!

      Obrigada, Catarina! Beijinho grande

      Eliminar
  12. Parabéns querida e que essa força de vontade permaneça para sempre :)

    ResponderEliminar
  13. Olá Carla!
    Descobri o teu blog recentemente mas tenho gostado imenso de o explorar! E adoro o nome ;)
    Criei um blog recentemente e este post incentivou-me a faze-lo. Afinal, se nos pedem tantas receitas e dicas porque não alargar a partilha?
    Serás bem vinda!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mariana! Muito bem vinda a este cantinho :)

      É mesmo. Esse é o espírito :) O conhecimento deve ser partilhado! :)

      Vou lá já a correr :)

      Beijinhos

      Eliminar
  14. Olá Carla, "descobri-te" agora e gostei muito de te conhecer! :)
    Pois, também identifico-me contigo porque também cheguei a um nível (devastador) que me fez tomar uma decisão. E fui pelo bom caminho. Mudei de vida. Perdi peso e mudei a minha alimentação. O exercício físico entrou na minha vida como se fosse um remédio que me deu vida e energia. Não sou viciada, mas esforço-me para que tenha tempo para fazer algum exercício, nem que seja cinco vezes por semana. Adaptei a minha alimentação e a da minha família (já se sabe que com filhos temos de ceder de vez em quando ;) para melhor e sinto-me bem assim. Não tenho o corpo que desejava para isso teria de fazer muito ginásio (o que não posso), mas sinto-me saudável.
    Parabéns pela inspiração que passas às pessoas que precisam dela e parabéns pelo teu sucesso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Susana! É uma história como todas as outras, mas é a minha! Foi o meu "despertar". Todas temos situações em que algo dentro de nós faz um click e nos motiva a revolucionar o nosso mundo :)

      Com filhos acaba sempre por ser um pouco mais complicado de gerir, mas quando se quer... tudo se consegue! E tu és a prova disso ;) 5 vezes por semana é mais do que bom! ;)

      Continua no bom caminho... é muito bom saber que contribuo um pouco para isso! :)

      Beijinho grande

      Eliminar
  15. Olá! Descobri agora o teu cantinho e estou a adorar!
    Tbm tenho cuidado com o que como e já não passo sem treinar. Antes de iniciar muculação tbm não tinha massa muscular nenhuma e tbm tenho a tua preocupação de equilibrio entre massa gorda e magra!

    Beijinhos e tudo de bom! Vou passar a seguir! ;)

    http://cozinharnaturalmente.blogspot.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Joana!!! Já sigo o teu blogue há imenso tempo :)

      Bem vinda a este cantinho... espero que gostes de andar por cá!

      Beijinhos

      Eliminar
  16. "Ter uma tiróidite auto-imune tem inúmeros malefícios no nosso organismo. Já falei disso aqui no blogue e as repercussões que a mudança de alimentação e a prática de exercício físico tiveram na minha saúde, especialmente desde que retirei o glúten da minha alimentação" - Ooops! não sabia desta relação Tiróide x glúten, o meu médico nunca me falou disto...vou investigar! Obrigada Carla, eu adoroooooooo o teu blogue e publicações. Beijinhos e thanks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sarita, tem atenção que essa relação é na tiroidite auto-imune ;) Mas ainda assim, fala com o teu endocrinologista sobre isso, para ouvires a opinião dele!
      No entanto, o meu nunca me falou sobre isto, nem sobre a prática de exercício físico :/ Fui aconselhada por um nutricionista (dos bons!) e os resultados, têm-se visto, em todos os aspectos ;)

      Beijinhoooo

      Eliminar
  17. Neste momento que sinto que cheguei ao fundo do poço sabe bem ler algo assim. Muita força, parabéns e beijinhos

    ResponderEliminar