terça-feira, 8 de abril de 2014

Pudim de chia, cacau e morangos (update à receita original)

Ontem lembrei-me de fazer pudim de chia e cacau, para o pequeno-almoço de hoje, mas pensei em juntar-lhe fruta para ver qual o efeito.

E foi melhor a emenda que o soneto! O resultado foi um pudim com uma textura muito mais cremosa e saborosa, pela mistura do sabor dos morangos com o cacau.

Se quiserem ver a receita original está aqui.

Para a receita vão precisar apenas de: 1 chávena de leite de amêndoa (podem usar outro) + 3 CS de chia + 1 CS de cacau cru (mal cheia) + 1 cc de mel ou geleia de agave + punhado de morangos congelados (usei 7 pequenos) - serve 1.

(Se quiserem podem substituir a fruta por outra do vosso agrado. Ainda esta semana vou experimentar com banana e canela :) É só usarem os vossos ingredientes favoritos!)

De véspera, coloquem todos os ingredientes num processador de alimentos e triturem até os morangos estarem dissolvidos, coloquem num frasco e reservem no frigorífico.

Na hora seguinte, vão agitando bem o frasco - por 2 ou 3 vezes - para a chia hidratar convenientemente e não ficar colada :)

De manhã, tostem umas sementes (usei sesamo, girassol e abóbora) na frigideira. 

Coloquem o preparado da chia num taça (ou comam directamente do frasco como eu), juntem-lhes as sementes tostadas e coco ralado por cima!!!


Adorei o resultado!!! :D É quase como comer uma sobremesa de manhã :) E é um pequeno-almoço bem fresco para estes dias quentes que se avizinham!

Experimentem e digam de vossa justiça! :)

7 comentários:

  1. Esta vou ter de fazer de certeza :)) mas para já não, ainda preciso de alguma coisa quentinha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este tempo anda-me a enganar!!! Hoje já está esquisito, de novo! Pensava que era desta que voltava às overnight e aos pudins de chia :/

      Mas faz, Di. É super fácil de fazer e muito saboroso, mesmo! :)

      Eliminar
  2. Que engraçado! Ainda ontem fiz uma «mistela» de chia, cacau e abacate para o pequeno-almoço de hoje! Dei uma nova oportunidade ao abacate porque tinha comprado 3 para fazer uma tarte no processador e este estragou-se OUTRA VEZ e fiquei eu com 3 abacates maduros... :P Descobri agora que gosto imenso de abacate, mesmo sem nada! Tem um sabor muito agradável :)
    ...continuando, o teu «pudim» parece muito bom! O meu ficou mais denso, parecia mesmo mousse :) Que booom :) (vi uma fotografia deliciosa e não resisti a fazer :))
    Tenho de experimentar a tua versão, mas (não sei se já disse ;)) estou temporariamente sem processador... grrrr :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho lá em casa uns abacates a amadurecer! Também quero experimentar essa versão ;)

      Ainda?!? Estás tramada! Com a utilização que dou aos meus, rezo aos santinhos para que não se estraguem :)

      Eliminar
  3. É que vai ser já este fim de semana que a Cozinha em Movimento vai testar isto!

    ResponderEliminar
  4. Ja fiz o pao! Usei coco que tinha congelado. Nao gostei muito mas o problema e que eu nao aprecio coco... tenho de fazer novamente o pao mas sem coco! Acho que vou por outra fruta qualquer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah se não gostas de coco, não podia dar bom resultado! :p

      Em vez do coco, tens de usar outra farinha... experimenta a mesma quantidade de amêndoa reduzida a farinha ou até aveia, se quiseres :)

      Eliminar