quarta-feira, 9 de abril de 2014

Organização #2

Hoje vou falar-vos da organização das refeições!

Por norma, aos domingos é o dia em que organizo (no papel) as refeições para a semana toda. 

Vejo o que tenho em casa, na dispensa e no frigorífico, para a generalidade do que quero fazer e faço a lista das refeições e das compras que ainda são necessárias fazer.

Ao domingo já se consegue ver quais vão ser as promoções nos supermercados (normalmente, vou mais ao pingo doce e ao lidl) e se precisar de algo que vá estar em promoção - ou à terça-feira ou à quinta-feira - espero por esse dia, e agendo as refeições que vão precisar desses ingredientes para depois de ir às compras.

Senão, à segunda-feira é dia de abastecer a casa para a semana (eventualmente, posso ir comprar mais alguma coisa noutros dias, se for necessário).

Felizmente, tenho a sorte (ou luxo) de trabalhar perto de casa (e dos meus pais) e de ter alguma maleabilidade de horários que outras pessoas não têm, o que me permite durante a semana, ir almoçar aos meus pais ou a casa e de ir, à hora de almoço ou mesmo até quando saio no final do dia, fazer as compras para casa.

Tenho uma lista (ou diário, como queiram chamar-lhe) onde registo as refeições TODAS que vou fazer naquela semana (consoante, vá ou não treinar), de forma a conseguir preparar, atempadamente, todas as refeições que vou consumir.

Não quer dizer que, se um dia me apetecer comer algo diferente daquilo que estava estipulado, não o faça, mas tento organizar-me desta forma.

De véspera (com excepção do jantar que faço no próprio dia), tento adiantar as refeições do dia seguinte e deixo tudo guardado no frigorífico, pronto para no dia seguinte, ser só terminar o pequeno-almoço, comer e guardar tudo na marmita e arrancar para o trabalho.

Como disse acima, tenho o privilegio de, durante a semana, ir quase sempre aos meus pais almoçar (ou se necessário, a casa), pelo que é uma refeição com que, usualmente, não me preocupo, porque também eles têm uma alimentação equilibrada.

Hoje, contudo, foi uma excepção.

Os meus pais tinham coisas para fazer durante o dia e tive de trazer o almoço também. Apesar de poder ir a casa almoçar, optei por trazer já feito e assim sempre pude ir dar uma volta e esticar as pernas à hora de almoço :)

A marmita do dia:


Pronta para enfrentar um dia de trabalho, depois de ir fazer crossfit às 07 da manhã! :)

Aproveito para agradecer à Cláudia do blogue The Healthy Fit Way por ter partilhado no facebook da página, as "miúdas do Crossfit" ehehe.

Hoje foi dia de conhecer a Bárbara :) Se estiverem interessados, vejam aqui!

9 comentários:

  1. Quem me dera ser assim tão organizada :P Acho que quase toda a gente tem uma espécie de "sistema" para esse tipo de coisas... uns mais elaborados do que outros :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Organização é comigo! eheheh ;) Mas se não fosse assim, era o descalabro! A maior parte das vezes, não ia comer em condições ;)

      Eliminar
  2. A organização é tudo, não há margem para errar assim :)
    Também tenho a sorte de conseguir fazer as refeições todas em casa mas quando não dá, levo a marmita comigo :p

    ResponderEliminar
  3. Nada como uma boa organização para não cair em tentação :D

    ResponderEliminar
  4. Pior é quando vou com a lista de compras feita com a antevisão do folheto do pingo doce, chego lá e não há metade das coisas!! grrrh
    Organização é tudo mesmo, facilita mesmo muito a vida!

    ResponderEliminar