quarta-feira, 23 de abril de 2014

Lentilhas estufadas com cogumelos!

Ontem fiz, pela primeira vez, lentilhas.... e posso afirmar que, foi amor à primeira garfada! :)

Já há algum tempo que elas andavam na minha dispensa, à espera de serem usadas. Ontem de manhã quando fui à dispensa buscar a farinha de polvilho, olhei para elas (e elas para mim) e pensei que era naquele dia que as ia usar.

Deixei-as ficar de molho, para estarem prontas a cozinhar ao jantar.

Já tinha visto várias receitas de lentilhas pela internet, mas foi esta que me fez brilhar os olhos e comprar as ditas,  por isso, tratei de adaptar a receita ao meu gosto (e à dispensa e ao frigorífico) e introduzir-lhe algumas alterações.

Para a receita vão precisar apenas de: 1 cebola + 3 dentes de alho + 1 CS de azeite + 1/2 lata de tomate picado (se quiserem, substituam por 2 ou 3 tomates maduros, partidos aos cubos) + 1 cenoura + 1/2 pimento vermelho + 1 alho francês pequeno + 1/2 chávena de lentilhas (demolhadas) + 1 chávena de água 1/2 chávena de cogumelos fatiados + sal e pimenta caiena, a gosto + 1 cc (bem cheia) de garam massala e 1 cc de caril + coentros frescos - Serve 2 ou 3 (consoante, façam ou não acompanhamento para a refeição).

Picar a cebola e os dentes de alho e refogá-los em azeite, até a cebola estar translúcida.
Juntar as especiarias até estarem envolvidas e adicionar o tomate. Deixar estufar até o tomate estar desfeito. De seguida, juntar os legumes cortados, a água e deixar cozinhar, com a tampa fechada, cerca de 5 minutos. 
Adicionar as lentilhas e os coentros e deixar cozinhar, à volta de 10 minutos, com o tacho fechado - de vez em quando, convém irem mexendo!
Rectifiquem os temperos e, se necessário, juntem mais água.
Juntar os cogumelos até estarem cozinhados.
Polvilhar com mais coentros picados e servir!

Lentilhas estufadas com cogumelos
Confesso que não estava à espera que fosse gostar tanto. Não sei foi a mistura de sabores ou a própria textura da refeição, apenas sei que foi amor!!! :)

Para quem quer evitar a proteína animal, aconselho vivamente a que passem neste blogue. O difícil é escolher o que fazer! :)

Quem quiser ver os benefícios das lentilhas, espreitem aqui!

NOTA:

A minha chávena de medida, em todas as receitas, é sempre de 240ml (podem ver qual é, na receita da nutella aqui) - neste caso, usei a medida de 1/2 chávena que corresponde a 120ml;

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu tb nunca tinha provado! Mas acho que não vou querer outra coisa :)

      Eliminar
  2. Que bom aspeto, tb tenho que me aventurar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta! Para mim, foi uma agradável surpresa! ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Já não faço lentilhas há tanto tempo, tenho de experimentar esta :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei como andei tantos anos sem experimentar!!! Amei mesmo! Acho que há muito tempo que não sentia esta relação com uma comida... e ainda por cima, com tantos benefícios ;)

      Experimenta! Acho que não te vais arrepender ;)

      Beijinho

      Eliminar
  4. Fiz uma vez hambúrgueres de lentilhas mas não gostei lá muito... Tenho de experimentar novamente :)

    ResponderEliminar
  5. também provei pela primeira vez este ano e adorei!! :D

    ResponderEliminar
  6. Onde compras a garam masala?
    Obrigada.
    Bjs

    Lu

    ResponderEliminar