domingo, 6 de abril de 2014

Leite de amêndoa

Conforme dá para ir percebendo pelo meu blogue, cada vez mais opto por fazer em casa, produtos que, normalmente, compraria já feitos. Embora nunca vos tivesse mostrado, o leite vegetal é um deles! 

Já fiz várias versões (aveia, arroz e amêndoa), mas a que mais gosto é a do leite de amêndoa :) 

Não fica barato (se bem que o leite vegetal de compra, também não é, propriamente, barato), porque é sabido que os frutos secos são caros, mas sei que é o mais natural possível, com o sabor que gosto e sem açucares adicionados.

Ontem enquanto o pão de banana cozia, aproveitei para fazer o leite e registar todos os passos, para vos mostrar o quão simples é.

À semelhança da manteiga de oleaginosas que vos mostrei aqui, também o leite é bastante fácil de fazer e as medidas sempre iguais, é só substituírem as amêndoas pelo ingrediente que mais vos agradar (se bem que a aveia tem tendência a engrossar mais um pouco!).

Para a receita vão precisar apenas de: 1 chávena de amêndoas peladas + 4 chávenas de água + especiarias a gosto.

De véspera, deixem as amêndoas de molho em água, até tapar - cerca de 08 horas.

No dia seguinte, descartem essa água e coloquem num processador de alimentos, as amêndoas, a água fresca indicada e as especiarias e triturem até estar tudo devidamente incorporado (para quem usa bimby - 45s, vel. 9).

O aspecto que tem depois de triturado
De seguida, coloquem um passador ou um pano fino num jarro e coem o leite acabado de fazer. Vão ter de mexer e de comprimir com uma colher, de vez em quando, a pasta de amêndoa que se vai acumulando no passador, por forma a retirarem a mesma e permitir que o leite passe pelo passador.

Pronta a coar o leite
Depois de coarem o leite todo, reservem a pasta de amêndoa que sobrou. Podem usá-la para enriquecer outras receitas, bem como usá-la nas papas de aveia ou misturar nos iogurtes ou podem dar-lhe a utilização que eu vou dar... trufas! :) 

A pasta de amêndoas que sobra
De seguida, coem, novamente, o leite, desta feita para a garrafa que vão utilizar e repitam o procedimento anterior.

Pronta a coar, de novo
E voilá, temos leite de amêndoa caseiro :) 


Podem juntar-lhe algumas especiarias, tais como canela ou raspas de vagem de baunilha, para intensificar o sabor do leite, mas não incorpora tão bem, por isso não se assustem ;)

O leite aguenta cerca de 4 dias no frigorífico! Espero que gostem :)

17 comentários:

  1. Ando cheia de vontade de fazer leite de amêndoa mas acho que fica muito caro. Só vi receitas que usavam 200g de amêndoa, quanto usaste?
    Ai a bimby, também quero!! Costumo pedir uma emprestada e fazer manteiga de amendoim! Fica mesmoooo bom :P
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica um pouco, mas ainda assim, acho que compensa! Usei uma chávena igual à que está na receita da nutella! São 240ml, creio que dá +/- 125g de amêndoa!

      A bimby é a minha melhor amiga! eheheh Dá uma ajuda bem grande... para tudo! :)

      Boa semaninha

      Eliminar
  2. Olá!
    Já fiz leite de amêndoa... É um história engraçada (NÃO, não é!)... Fiz o leite e pu-lo num tupperware no frigorífico. A minha avó viu e perguntou o que era, e eu respondi: «É leite.» «É leite?!» «SIM, é leite!» (pronto, não estava muito bem disposta...)
    E depois ela deitou-o pela pia porque «ninguem guarda leite num tupperware» (!!!)
    A sério, nem acredito... Também guardei o que sobra da amêndoa mas acho que me esqueci dela porque quando fui ver outra vez cheirava mal que fedia haha
    Quero fazer de aveeeia, nunca provei! Como fazes? Também deixas de molho? Fica bom? Adoro deixar aveia de molho, fica «insuflada» e volumosa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheheh, ser engraçado é, tu é que não deves ter achado grande piada ;)

      Ups, esqueci-me de referir isso! A aveia não deixo de molho... só os frutos secos! É só lavar (esquisitices minhas) e juntar à medida de água e bimby com ela! Podes deixar de molho, mas provavelmente, vai engrossar mais o leite (digo eu lol)

      Eliminar
  3. também já fiz, tenho a receita no blogue mas não sei se é igual! também aproveitei as sobras, torrei e utilizei em iogurtes ou nas papas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu faço sempre assim! Uso as quantidades que vi, uma vez, numa receita da "Felt by heart" :) E funciona sempre!

      Olha, nem me tinha lembrado de torrar as sobras! Boa ideia :) Ver se hoje, sem falta, faço as trufas! :)

      Off topic: Gostei das miúdas que publicaste ontem! Vou conhecer a Fran hoje! eheheh :)

      Eliminar
  4. Obrigada ... achei muito interessante isto de fazer leite em casa!! ***************

    ResponderEliminar
  5. Para fazer as trufas secas a palha de amêndoa que sobre do leite? Secar no forno??

    ResponderEliminar
  6. Bom dia!! Mais uma experiência... Leite de cânhamo, será para as papas de aveia desta semana. Normalmente faço em água, mas assim acrescento sabor e proteína:) fiz um sumo verde agora ao pequeno almoço e acrescentei as sementes que sobram do leite, mas lembrei-me de perguntar para que usas as sementes que sobram?? E que as outras que compro são germinadas, fará diferença?? Obrigada pela tua sempre disponibilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana Rita! Bom dia :) Ultimamente, coloco no forno as sobras até secar. Podes triturar para fazer farinha ;) Sempre é mais prático de se utilizar depois e não se estraga! Não sei se com as germinadas fará diferença, mas nada como experimentar! ;)

      Eliminar
  7. Olaa, e com o leite de arroz é da mesma forma??

    ResponderEliminar
  8. Desculpe, não consegui perceber qual a quantidade que utiliza de sementes para que quantidade de água! :\

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está na receita... 1 chávena de amêndoas (ou outro fruto seco ou sementes) + 4 chávenas de água ;)

      Eliminar