terça-feira, 22 de abril de 2014

Ervilhas com ovos escalfados!

Finalmente, sai a receita das benditas ervilhas com ovos escalfados!!! :) Tardou, mas não falhou!

Ora, indo directa ao assunto, para a receita vão precisar apenas de:

Ingredientes:
  • 1 cebola;
  • 3 dentes de alho;
  • 1 colher de sopa de azeite (opcional);
  • Vinho branco q.b.;
  • 1/2 lata de tomate picado (se quiserem, substituam por 2 ou 3 tomates, partidos aos cubos);
  • 400 grs de ervilhas (uso das congeladas);
  • 1 ou 2 ovos por pessoa;
  • Sal, pimenta 5 bagas, pimenta caiene, alho em pó e coentros frescos, a gosto.
Serve 2.

Preparação:

Picar a cebola e os dentes de alho. Colocá-los num tacho com o tomate triturado, o azeite e deixar estufar durante 5 minutos, em lume baixo.

Juntar o vinho branco e deixar apurar.

Colocar as ervilhas, a água (quase, até tapar), os temperos e os coentros e deixar cozinhar. Se necessário, juntar mais água. Rectificar os temperos (tenham atenção se forem juntar mais coentros, para não ficar apurado).

Partir os ovos sobre as ervilhas, tapar o tacho e deixar cozinhar até os ovos estarem no ponto que gostam.

Polvilhar com mais coentros picados e estão prontas a servir!

Fácil e do mais saudável que há!

Ervilhas com ovos escalfados
Se quiserem reforçar a refeição, podem juntar cogumelos ou peito (ou bifes) de frango ou de peru (o que é importante é ser uma fonte de proteína magra) ou até substituir os ovos por estes ingredientes. 

Se não tiverem qualquer restrição aos hidratos de carbono, acompanhem com um arroz basmati, para mim, é a combinação perfeita :)

Ervilhas com peito de frango, ovo escalfado e arroz basmati
Espero que gostem desta sugestão... eu simplesmente amo ervilhas com ovos! :) E feitas desta forma, são uma excelente alternativa às ervilhas tradicionais!

NOTA: Eu uso e abuso dos coentros, adoro o sabor e acho que só beneficia esta refeição!

9 comentários:

  1. Gosto muito desta receita! De vez em quando çá faço, mas noto que a qualidade das ervilhas importa! Ah, e junto sempre picante, este prato tem que picar na língua para mim :P
    Beijinhoooo!
    (Fiz o teu pudim de chia, tão booom :D)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb adoro picante!!! :) Mas nesta receita, até passa! Tem é de ter muitooooooooos coentros eheh

      Boa, ainda bem que gostaste :D

      Beijinho

      Eliminar
  2. É sem dúvida um dos meus pratos favoritos!

    ResponderEliminar
  3. Gosto imenso quando vou a casa dos papas e tenho este prato a espera :D}
    Ainda não consigo fazer tão bem como a minha mãe mas tenho de experimentar esta receita, muito mais saudável e deve ser igualmente saborosa :}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem sempre gostei. Durante muito tempo achei que não gostava de ervilhas... eheheh e afinal, adoro!!! :)

      Eu acho que o truque é apostar nos temperos ;) Especialmente, nos coentros!

      Eliminar
  4. Por acaso não gosto muito de ervilhas assim em refogados... Ficam meias desfeitas, de qualquer maneira não sou grande fã de ervilhas :P Mas às vezes até como, em salteados de legumes/sopa/bolonhesa, por exemplo.
    Ainda assim o prato parece muito bom! Não sei porquê mas soa-me a almoço despachado :) Os almoços de que gosto mais são os rápidos, do género feijão miúdo com atum/ ovos mexidos/ bifes grelhados, etc... (e comida aquecida, claro!) Parece-me, por isso, uma boa sugestão!
    Nunca comi ovos escalfados :P

    ResponderEliminar