domingo, 13 de abril de 2014

Brownies de chocolate (sem glúten, sem lactose e sem açúcar)

Depois da busca por pães sem glúten, percebi que o caminho para os bolos, era idêntico :)

Ontem de manhã, fiz leite de avelã - encontram a receita aqui, é só substituir as amêndoas por avelãs - e lembrei-me de aproveitar a polpa que sobrou para o brownie que ia fazer para um jantar de amigos.

Levei-a ao forno a 180.º até secar e fiz farinha de avelã, a qual aproveitei para esta receita.

Assim, para a receita vão precisar apenas de: 1 chávena de farinha de avelã (ou de amêndoa reduzida a farinha) + 1 pitada de sal + 1/2 cc de bicarbonato de sódio ou fermento + 125g de chocolate com + de 70% de cacau (usei com 81% de cacau) + 1/4 chávena de mel + 1 abacate + 3 ovos XL + 2 CS de óleo de coco - Serve 8 médios.

Forrar uma forma quadrada de 20x20cm com papel vegetal. 

Pré-aquecer o forno a 180.º.

Misturar os ingredientes secos. Picar o chocolate num processador de alimentos. Adicionar o chocolate picado aos ingredientes secos. Juntar o agave, o abacate esmagado, os ovos e o óleo de coco até estar uma mistura homogénea. (No meu caso, foi tudo à bimby ate estar numa mistura homogénea).

Colocar o preparado na forma e levar ao forno cerca de 18-20m

Deixar arrefecer, cortar e servir.

Tentar não comer todo de seguida!!! :D


NOTAS: 

1) A minha chávena de medida, em todas as receitas, é sempre de 240ml (podem ver qual é, na receita da nutella aqui);

2) Podem tentar usar outros frutos secos reduzidos a farinha, em substituição destes que indico, mas não sei qual será o resultado final. Na minha opinião, a avelã e a amêndoa têm um sabor pouco intenso, pelo que não interferem com o que se pretende destacar na receita - o chocolate;

3) Para mim, há um equilíbrio perfeito entre o amargo do chocolate e o doce do agave, mas pode não ser ao vosso gosto. Aconselho a que, antes de colocarem a mistura na forma e levar ao forno, a provem, para ver se necessita de ser mais adoçada;

3) E por fim, podem substituir a geleia de agave, por mel ou geleia de arroz, ou até mesmo por tâmaras, previamente demolhadas, mas o resultado final será sempre ligeiramente diferente deste.

Espero que gostem, tanto quanto eu gostei! :)

12 comentários:

  1. épaaa, que aspecto! *-* vou ver se arranjo tempo para fazer :p

    ResponderEliminar
  2. Grrr terceiro comentário nem acreditoooo :P
    Os brownies parecem uma delícia (pela 3a vez!!! haha), recentemente fiz uns com courgette e farinha de coco e ficaram muito bons (um bocado moles, mas pu-los no congelador e ficaram tããão bons! (o que é capaz de os tornar "menos brownies" um bocadinho)), também sem glúten :) Nem é tão complicado fazer receitas sem glúten, não é preciso pôr um monte de coisas esquisitas como muita gente pensa (tipo grão de bico, que é o que levam muitas receitas sem gluten :))... O pior são mesmo os produtos processados/contaminados e isso...
    A receita é bem simples, mas o último passo parece algo complicado... Podes explicar melhor como se faz? haha ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opá, odeio quando isso acontece!!! :p

      Realmente, o último passo é o mais complicado de todos :) Tb tenho muita dificuldade nesse! ehehe

      Beijinho

      Eliminar
  3. (yeeeey não há verificação de palavras :D)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditas que nem fazia a mínima ideia de que tinha? looool

      Quando me chamaram à atenção, fui mudar! :)

      Eliminar
  4. Não encontrei óleo de coco, como posso substituir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes usar azeite, mas não sei se não se notará o sabor... Viste no jumbo?

      Eliminar
  5. Fiz ontem e estou completamente viciada!!! é deliciosa :D pode-se comer uma fatia por dia? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, o brownie é feito com ingredientes saudáveis, mas como todos os brownies é calórico ;) Se vir que encaixa nas suas necessidades diárias, pode comer... senão, é melhor, não ;)

      Eliminar