terça-feira, 1 de abril de 2014

A nutella e as manteigas de oleaginosas

Ontem foi-me sugerido pelo Jorge do blogue www.semaditivos.com que partilhasse convosco a receita que fiz, há relativamente pouco tempo, de manteiga de amêndoa, por, frequentemente, lhes pedirem a mesma.

Não me tinha lembrado de colocar aqui a receita, por ser relativamente simples e precisar apenas de um único ingrediente – amêndoas ou amendoins ou avelãs ou qualquer outro fruto seco – consoante o que pretendam, e muita paciência!

Aproveito o mote para fazer nutella saudável (manteiga de avelã com cacau cru) que já ando para fazer há imenso tempo, e assim, partilhar as várias etapas da receita convosco.

O processo é idêntico para todas as manteigas de oleaginosas - incluindo a manteiga de amêndoa, e é só substituírem as avelãs pelo fruto seco que mais vos aprouver.

Conforme disse acima, para a receita acima vão precisar apenas de 1 chávena de avelãs (ou outra oleaginosa que preferiram) e doses industriais de paciência! O processo demora, mas não falha :)


A medida a usar
Levem as avelãs (ou as amêndoas ou os amendoins) a tostar ao forno durante uns 10-15 minutos a uma temperatura de 180.º – tenham atenção que é só para tostar e não queimar - o calor ajuda a soltar mais facilmente o óleo das oleaginosas, para além de tornar a manteiga mais saborosa, mas se quiserem podem optar por saltar esta parte, embora eu não aconselhe.

Retirem as avelãs (ou as amêndoas ou os amendoins) do forno e deixem arrefecer um pouco, até lhes conseguirem retirar a pele (no caso das amêndoas, uso sempre sem pele).

Depois de retirarem a pele às avelãs coloquem-nas num processador de alimentos até reduzirem a farinha – é aqui que começa a paciência a funcionar!


A redução a farinha
Triturem (e triturem...) até as avelãs (ou as amêndoas ou os amendoins) começarem a libertar o seu próprio óleo – durante este processo convém pararem, de vez em quando, para não esforçar o motor do processador de alimentos e para fazer descer, com uma espátula, a manteiga que se vai acumulando nas laterais – até se formar a manteiga, no ponto que desejam.

Quem quiser fazer só a manteiga, termina aqui, sendo este o resultado:

Manteiga de avelã
Quem quiser, pode optar por juntar sal ou especiarias, como a canela, para intensificar o sabor da manteiga.

Neste caso, em concreto, eu optei por lhe juntar 1 colher de sopa de cacau cru em pó + 1 colher de sopa de geleia de agave (podem substituir por mel) + 1/4 de chávena de leite e triturei mais um pouco até incorporar tudo - se forem gulosos, podem colocar mais cacau cru, para ficar com um sabor mais intenso ;)


Nutella
E assim, se faz nutella saudável, para comer e abusar… com moderação, claro! eheheh :)

Acondicionada e pronta a consumir! :D
O que não coube no frasco, eu vi-me obrigada a comer!!! :) Podem imaginar o que vai ser o meu pequeno-almoço, certo?!?! :D

38 comentários:

  1. Fiquei com água na boca... xD não sou fã de nutella, nunca liguei muito, mas adoro avelãs... Deve ficar fantástica a manteiga!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Da nutella verdadeira também não! Mas desta... upa upa! Está mesmo muito, muito boa! :D

      Eliminar
  2. Uau, que pequena grande maravilha :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é uma autêntica tentação! Apetece comer o frasco todo à colherada!!! :) eheh

      Eliminar
  3. Mais uma receita para o cardápio.
    Deixo estas (mas ainda não experimentei nenhuma)
    http://www.veggietal.com.br/leites-vegetais/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz, que não te vais arrepender!!! :D

      Eu os leites faço sempre da mesma forma! E resulta ;)

      Eliminar
  4. Como sou fã de nutella AMEEEEEEEEEi, vou tentar ;)


    (`'•.¸(`'•.¸ UM¸.•'´)¸.•'´)
    (_¸.•'´ GRANDE `'•.¸_)
    (_¸.•'´)ABRAÇO(_¸.•'´)

    Já conhece o SEGUNDA EU COMEÇO? Passa lá

    http://segundaeucomecooficial.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Adorei a receita!!
    Aqui não tenho liquidificadora então não tenho oportunidade de experimentar estas coisas mas quando for a casa talvez me lembre de fazer; a nível nutricional e económico é muito melhor fazer manteiga de amendoim em casa :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta! Perde-se um bocadinho de tempo, mas compensa... em sabor e qualidade!
      Também prefiro fazer! Assim sabemos o que estamos a comer ;)
      Beijinho

      Eliminar
  6. Adoro creme de avelãs! Nota-se muito? Lol
    Por acaso acho que há bastante gente que não sabe como se faz... Por isso dá muito jeito, o teu post! Eu já fiz algumas vezes, e acho muito giro porque acontece como nas naturais de compra e o óleo separa-se do resto e fica por cima! Quando fiz "nutella" caseira (com mais alguns ingredientes) ficou meeeeesmo boa, que delícia! Essa aí também tem bom aspeto :) Deve ser muito boa!
    Até não acho que dê assim tanto trabalho, mas estou a considerar a altura em que não tinha processador e - ideia de GÉNIO - fiz com a varinha mágica. Experiência adorável, como podes imaginar... Fiquei com a cozinha cheia de pedaços de amendoim e acho que a varinha nunca mais foi a mesma (ficou tão quente que quase me queimei!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se nota nada! eheheh Nem sei de onde te terá surgido a ideia do nome! :p

      Pois, parece que não, por isso fui incentivada a publicar... demora um pouco, mas é bastante fácil de fazer.
      Nada que não se faça em casa :) Tens a tua receita no blogue? Vou lá espreitar :D

      looooooooool Realmente, não foi uma boa ideia! Mas nada que eu não me lembrasse também de fazer, se não tivesse processador! ;) O que interessa é tentar arranjar alternativas, por isso é que nós somos tão desenrascadas!

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Não é que ficou bom ??? Optei por juntar um pouco de canela e mel...Está mesmo bom!! :)

    ResponderEliminar
  8. Gostei da receita, hei-de experimenta-la:)

    ResponderEliminar
  9. so tenho uma dúvida... não é melhor demolhar as avelãs já descascadas de véspera?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também serve! Eu faço o mesmo para o leite :)

      Mas gosto do sabor que dá à manteiga se torrarmos antes. Além de que facilita a libertação do óleo das avelãs :)

      Eliminar
  10. Fogo, fiquei com uma bolha no dedo de tirar as cascas às avelãs!

    ResponderEliminar
  11. grunf!!! e a minha manteiga ficou muito mais escura!! mas gosto do sabor!

    ResponderEliminar
  12. Estou tentada a experimentar. Costumas adicionar a manteiga de amendoim canela? Ficara bom?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca experimentei adicionar directamente na manteiga, mas a junção do amendoim com a canela é excelente ;)

      Eliminar
  13. E no caso da nutela, na x de cacau cru ficara bom a farinha d alfarroba? Nao tendo agave que posso usar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica! Só que vais ter de adoçar mais um pouco, porque a alfarroba não é tão doce quanto o cacau ;) Por isso, vais ter de ir provando a ver se já está ao teu gosto! Mas não abuses! :p Podes usar mel ou geleia de arroz ;)

      Eliminar
  14. Estou tentada a experimentar. Costumas adicionar a manteiga de amendoim canela? Ficara bom?

    ResponderEliminar
  15. É que como não tenho cacau cru estava a ver uma solução:) Acho que vou adoçar com stevea que é natural e baixo em calorias:)

    Quanto à manteiga de amendoim fazes simples ou com canela?

    bjinh

    ResponderEliminar
  16. A geleia de agave, é caseira ou onde compra? beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A geleia de agave é um adoçante natural. Compro no celeiro, mas deve encontrar em lojas do mesmo género ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  17. No caso de manteiga de amêndoa ou amendoim, não é necessário levar ao forno? Basta comprar amêndoa descascada laminada ou os amendoins e passar a fase de trituração ate ficar o creme de manteiga??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. O procedimento é idêntico. Torrar previamente no forno e dps triturar. O calor ajuda a libertar o óleo dos frutos secos, o que ajuda a formar a manteiga, bem como melhora o sabor desta.

      Nunca uso amêndoa laminada, acho que tem um sabor diferente ;)

      Eliminar
  18. Bom dia!! Antes de mais parabéns pelo blog e pelas excepcionais receitas com além de deliciosas são super práticas! Ontem estive a tentar fazer a manteiga de amêndoa mas houve aqui coisa no processo que falhou....não consigo que ela passe ao estado de manteiga...e estive quase uma hora a triturar (faseado claro! :-)) possivelmente terá sido pq demolhei as amêndoas dps das torrar p tirar a pele (n estava a conseguir de outro modo!)
    Será que ainda à salvação para aquela papinha que tenho ali???? Obrigada desde já pela ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, não deve haver salvação possível para a manteiga. Uma hipótese para aproveitares as amêndoas é levares ao forno para tostar e secar essa pasta e depois colocares num processador para fazeres farinha ;)

      Eliminar
  19. Experimentei e resultou muito bem! Porém a minha receita preferida continua a ser esta (tomo a liberdade de partilhar): http://www.tudoreceitas.com/receita-de-nutella-caseira-light-1994.html

    ResponderEliminar