quarta-feira, 19 de março de 2014

Pizza com base de couve-flor

No fim-de-semana tive um jantar cá em casa e a ementa escolhida foi pizza... mas com base de couve-flor.

Já tinha visto na internet várias receitas e até já tinha feito, em tempos, uma só para mim, mas não tomei nota da receita, nem tão-pouco memorizei nos favoritos do browser, conforme é normal.

Assim, esta pizza surgiu duma receita que uma amiga me enviou (pelo que, desconheço a fonte) e que eu acabei por adaptar às quantidades que precisava (se bem que ainda precisava de ter feito mais!).

Para a receita vão precisar apenas de: 
  • Para a base - 4 chávenas de couve-flor cozida + 2 chávenas de queijo mozzarela (usei magra) + 4 ovos XL;
  • Para o recheio: ingredientes a gosto - esta levou, molho de tomate com manjericão (compro no jumbo) + atum em água + cogumelos frescos + pimentos + óregãos + mozzarela para polvilhar;
  • Serve 6 (rende 2 pizzas médias +/-).
Primeiro, cozam a couve-flor a vapor, durante uns 20m, para não ficar cozida demais.
Em seguida, desfaçam num processador de alimentos, os ingredientes para a base (couve-flor, queijo e ovos), até estar uma mistura homogénea.
Depois, forrem os tabuleiros que vão usar com papel vegetal, deitem umas gotas de azeite por cima e espalhem-no com rolo de cozinha, na área onde vão colocar a mistura.
Deitem a mistura nos tabuleiros e espalhem-na com um salazar.
Vai ao forno a 180º, durante 20 m, mas vão controlando para não queimar.

Depois é só rechear a gosto, polvilhar com o queijo e levar, novamente, ao forno, até gratinar.

E o resultado é este:


Bom, mas bom! :D

Para a próxima tenho de fazer mais quantidade, porque acho que o pessoal ficou com fome!!!

Experimentem!

18 comentários:

  1. E estava tão boa... Podes fazer mais ;)

    ResponderEliminar
  2. Nunca acertei com a base dessa pizza! A "massa" ficou sempre mole. Vou tentar a tua receita!
    Beijinho (são 8h da manhã e já me estou a babar por pizza, que desgraça :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheheh :p

      Esta tb precisava de mais um pouco de consistência, mas desapareceu num instante! Mais houvesse ;)

      Beijinho

      Eliminar
  3. fiz uma vez pizza com base de couve flor e gostei imenso; só não faço mais vezes porque dá um bocadinho de trabalho :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho, o que vale é que o sabor compensa o trabalho que dá! :)

      Eliminar
  4. Tentei fazer há bastante tempo, mas não tinha processador e a minha varinha mágica estragou-se! Por isso não, não correu lá muito bem :P
    Costumo fazer pizza em casa mas sem couve flor... E é muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh, realmente, sem esses utensílios, não deve ter corrido lá muito bem! :p
      Também costumo fazer pizza em casa! Já fiz a base com farinha de aveia e com farinha sem glutén! :) Como costumas fazer?

      Eliminar
    2. Olá! Costumo usar a receita do blog «Palavras Que Enchem a Barriga», mas pôr farinha integral/aveia/centeio /integral misturada :) Lá diz que é a melhor pizza de sempre e como não resisto a esse tipo de exaltação fiz, desde aí que faço essa receita e sai sempre bem :)

      Eliminar
  5. Vou fazer e depois partilho o resultado! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilha, sim! Sempre vamos aprendendo com as experiências e alterações que vamos fazendo :)

      Beijinho

      Eliminar
  6. Olá. Estou a pensar fazer esta pizza. No entanto, tenho uma dúvida: a mozzarela da base é aos cubos, ralada?. Obrigada. Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar