domingo, 16 de março de 2014

Lista de compras #1

Em conversa com uma amiga, apercebi-me da necessidade de colocar aqui uma lista de compras para quem quer ter uma alimentação mais saudável.

Às vezes, sabemos o que devemos ou não consumir, mas torna-se mais fácil se tivermos uma lista dos alimentos que devemos comprar e daqueles dos quais nos devemos manter afastados :)

A regra para mim é, quanto mais natural melhor, ou seja, os melhores produtos para consumirmos são aqueles que encontramos na frutaria, mercearia, talho e peixaria, devendo evitar todos os processados.

Mas como é lógico, nos dias que correm, nem sempre isso é possível, pela praticidade desses alimentos, por isso, há alguns que tenho na minha dispensa - o que faço é lavar muito bem, para retirar o excesso de sódio ;)

Há relativamente pouco tempo, vi aqui outras sugestões, mas esta lista que aqui vos apresento, é a minha, feita à minha medida e de acordo com aquilo que eu gosto e consumo... sintam-se à vontade para a usarem :)

  • Frutas e legumes:
    • Abacate;
    • Morangos;
    • Bananas;
    • Maçãs;
    • Laranjas e tangerinas;
    • Uvas,
    • Abacaxi;
    • Cerejas;
    • Kiwi;
    • Mamão;
    • Limas e limões;
    • Courgettes;
    • Cenoura;
    • Alho-francês;
    • Abóbora;
    • Beringela;
    • Beterraba;
    • Batata-doce;
    • Brócolos;
    • Couve-flor;
    • Pimentos vermelhos;
    • Tomate;
    • Pepinos;
    • Cebolas;
    • Rúcula;
    • Couves de bruxelas;
    • Couve lombarda e portuguesa;
    • Alhos;
    • Gengibre;
    • Coentros, salsa e hortelã - mas por mim, usava coentros em tudo!
  • Proteína: 
    • Carnes magras - frango, peru, coelho (desde que o bicho não esteja inteiro!!!) e cabrito;
    • Peixe - prefiro salmão, dourada, garoupa, robalos, linguados, sardinhas, carapaus e perca;
    • Ovos, muitos ovos!
    • Hambúrgueres - não comprem dos congelados, peçam para fazer no talho ou façam em casa;
    • Carne vermelha - desde que, retirem as gorduras;
    • Atum em água;
    • Salsichas de aves - sinceramente, evito comer, mas tenho em casa, para desenrascar, caso seja necessário;
    • Cogumelos;
    • Fiambre de peru ou de frango - também já é raro comer, mas o meu sansão perde-se com o fiambre ehehe - para quem não sabe, o sansão é uma das minhas bolinhas de pêlo :)
  • Leguminosas:
    • Amendoins;
    • Lentilhas;
    • Ervilhas;
    • Grão de bico;
    • Feijão preto, manteiga, vermelho e frade.
  • Hidratos e cereais:
    • Quinoa;
    • Arroz basmati, integral ou selvagem;
    • Esparguete integral (ou sem glúten, no caso dos intolerantes);
    • Trigo-sarraceno;
    • Flocos de aveia (normalmente, trituro metade para farinha);
    • Farinha de polvilho doce (fécula de mandioca), de arroz integral, de grão, de milho (quem não tem restrições com o glúten pode consumir farinha de trigo e de centeio integral).
  • Frutos secos e sementes:
    • Amêndoas;
    • Nozes,
    • Avelãs;
    • Tâmaras;
    • Alperces secos;
    • Uva passa;
    • Sementes de chia, de linhaça (também costumo triturar), de abóbora, de girassol e de sésamo;
    • Bagas goji;
    • Geleia de agave;
    • Cacau cru;
    • Côco ralado.
  • Leite e derivados:
    • Leite magro sem lactose;
    • Leite de côco;
    • Iogurte grego ligeiro;
    • Queijo quark;
    • Queijo fresco magro;
    • Mozzarela magra;
    • Queijo fresco batido 0% - uso-o para substituir as natas e a maionese, nos patês;
    • Requeijão magro;
    • Queijo philadelphia e da vaca que ri, ambos light - já nem me lembro da última vez que comi destes queijos, por norma opto por comer queijo fresco e requeijão, mas podem consumi-los! 

Façam boas compras! :)

8 comentários:

  1. Eu já estou habituada a comer poucos produtos processados, mas é uma boa sugestão! Não costumo é comprar algumas coisas, como salsichas (já que acho extremamente mau não saber o que lá vem :P), fiambre, iogurte grego,... Gosto mais de iogurtes de soja (delícia!). É uma questão de gosto :) Adoro leite de coco em receitas, enriquece imenso qualquer coisa! O que mais gosto é mesmo de sementes, tenho sempre em casa de sésamo, chia, papoila, girassol, linhaça,... e farelo e gérmen de trigo, por exemplo, gosto muito de pôr nos iogurtes! Frutos secos é que já não tenho muito (€ :P)
    Já agora, o leite sem lactose não é muito caro? Achas melhor do que o vegetal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que é uma questão de gosto! A soja apesar de gostar, tenho de evitar, porque interfere com a medicação que faço para a tiróide... mas de vez em quando, como! :) Ainda no fim-de-semana comi eheheh.
      Os frutos secos compro na tremoceira cá da terra ou aproveito as promoções dos hipers! Sempre sai mais em conta ;)
      É. Muito caro :( Quando há promoções, compro! ehehe Também prefiro os leites vegetais, mas nem sempre faço e os de compra têm demasiados conservantes! :) Por isso, acabo por optar mais pelo leite sem lactose!

      Eliminar
  2. Disseste praticamente tudo o que compro..não compro carne, só de vez em quando fiambre quando faço treinos mais exigentes; acrescentaria ainda quinoa, lentilhas e chá verde :)
    optima lista de compras! a lógica é fácil de seguir, menos alimentos processados, mais integrais, mais sementes e muita fruta e legumes :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo! ;)
      Sim, faltam-me os chás (ando sempre a beber) e as especiarias em pó! Esqueci-me de incluir Eheh
      Quinoa e lentilhas é mto raro comer ;)

      Eliminar
  3. Dúvidas:
    1. Quando mencionas por exemplo o grão, feijão, etc. compras essas leguminosas secas ou já cozidas?
    2. E o leite de côco qual é que costumas comprar?
    3. Quanto às ervas tens um mundo por descobrir dependendo se gostas de sabores mais ou menos intensos. Mais intensos tens o tomilho e o alecrim que podem ser usados nas carnes vermelhas e nos cogumelos frescos. Estragão no frango, funcho num bom queijinho feta. Hortelã nas sopas, saladas e no belo sumo verde :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1 - O ideal é comprar seco e cozer em casa, por ser o mais natural, mas também compro dos enlatados (é mto mais prático) e lavo mto bem para retirar o sódio ;)

      2 - Normalmente o que tiver menos percentagem de gordura (embora aqui tenha, algumas dúvidas, por ser uma gordura boa)

      3 - Esqueci-me de colocar as especiarias na lista! Tenho um armário cheio eheheh das frescas é que só consumo as que estão na lista ;) Tenho de editar e acrescentar!

      Eliminar
  4. Uauuuu só agora reparei na referência e fiquei mesmo contente. Devias ter-me dito, porque se não passasse aqui tinha-me passado ao lado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, nem me lembrei disso!!! :) Mas como tinha lido a tua, achei que devia indicar aqui :)

      Eliminar