terça-feira, 11 de março de 2014

Estou feliz!!! :D

Pela primeira vez, em sei lá quantos anos, tenho as hormonas T4 e TSH, dentro dos parâmetros normais :D

Para quem não sabe, tenho uma doença auto-imune... uma tiróidite crónica que, de vez em quando, se lembra de atacar! E à conta disso, me provoca hipotiroidismo (a tiróide funciona mal e produz muito pouca quantidade de hormona tiródeia), com todas as consequências que daí advém.

Os sintomas são subtis e graduais e podem ser confundidos com uma depressão. 

As expressões faciais são toscas, a voz é rouca e a dicção lenta; as pálpebras estão caídas, os olhos e a cara tornam-se inchados e salientes. 

Muitos doentes com hipotiroidismo aumentam de peso, têm prisão de ventre e são incapazes de tolerar o frio (eu aumentei bastante). 

O cabelo torna-se ralo, áspero e seco, e a pele torna-se áspera, grossa, seca e escamosa. 

Em muitos casos desenvolve-se o síndroma do canal cárpico, que provoca formigueiro ou dor nas mãos. 

A pulsação torna-se mais lenta, as palmas das mãos e as plantas dos pés aparecem um pouco alaranjadas (carotenemia) e a parte lateral das sobrancelhas solta-se lentamente, entre outros sintomas.

Esta doença trata-se com a substituição da hormona tiróidea deficiente, sendo, em geral, tomada durante toda a vida.

Como o défice de hormonas da tiróide causa um aumento do peso, por desaceleração do metabolismo, este aumento de peso pode ser muito rápido, dependendo do desequilíbrio das hormonas tiróideas, pelo que há uma necessidade especial de articular o tratamento com uma alimentação balanceada e a prática de exercício físico, regularmente, por forma a estimular o funcionamento da tiróide.

Infelizmente, só tive esta consciência já bem tarde, mas o que é certo é que, desde que mudei os meus hábitos alimentares e incluí nas minhas rotinas, a prática de exercício físico, sinto-me muito, mas muito melhor e, finalmente, as análises demonstram exactamente isso!

Porque, apesar de tudo aquilo que costumo ouvir sobre o meu estilo de vida, isto é que é verdadeiramente importante... ter saúde e poder desfrutar dela :) 


Tenham uma excelente semana :)

12 comentários:

  1. Boa boa boa :) Não sabia desses sintomas! Mas fico contente com as melhorias! Se há frase comum bem verdadeira é que "somos o que comemos". E com a ajuda do desporto, seja ele qual for, o bem-estar que ganhamos é impagável. Só se me apraz dizer "uma boa continuação" :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer... isto não estava fácil de conseguir controlar, mas foi desta.

      O mal é que é uma doença que tem outros tantos sintomas e consequências que não menciono aqui e que, aparentemente não se dá por ela, mas condiciona muita coisa!

      O médico disse-me o mesmo! :D

      Eliminar
  2. Fico feliz que estejas com os valores normais é uma grande vitória para ti!! ;)

    ResponderEliminar
  3. É um daqueles momentos que devemos "dizer" : Viva a normalidade :) Agora é continuar ..a ser feliz!

    ResponderEliminar
  4. Iei!!! Que bom :) Também sofri de algumas alterações mas desde o ano passado que está tudo dentro dos valores normais :)
    Só o frio é que continua cá eheh mas acho que já é de mim!
    Gostei muito do teu blogue, vou ser uma visita frequente :) Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem!!! Eu estava muito difícil de conseguir controlar isto :) Mas vamos a ver se se mantém!

      eheheh é o mais certo!

      E eu do teu... mas é uma autêntica tentação! :)

      Beijinho e obrigada pela visita!

      Eliminar
  5. Fico contente por ti, um estilo de vida saudável realmente pode fazer tanto por nós :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito mesmo! E a maior parte das pessoas não tem noção disso ;)

      Eliminar
  6. eu tenho hipotiroidismo desde nascença embora seja compensada so q dpois dos 35 deixei me engordar, o metabolismo é mais lento.Fui fazer analises para ver se preciso mudara dosagem de letter, mt chato esta doença

    ResponderEliminar