sábado, 22 de março de 2014

De manhã é que começa o dia #7

Para variar, hoje foi dia de panquecas! :)

Durante muito tempo, fiz as mesmas panquecas (aveia), mas ultimamente, tenho optado por experimentar diferentes combinações, para ver como resulta.

A de hoje, foi uma boa surpresa... gostei bastante da junção de sabores: côco e alfarroba. É sem dúvida, uma junção a repetir, várias vezes! 

Para a receita das panquecas vão precisar apenas de: 2 CS de farinha de côco (usei um mix de farinha com côco ralado que triturei na bimby)  + 1 cc de farinha de alfarroba + 1 cc de fermento + 1 ovo + 1 cs de leite - serve apenas 1.
Juntem bem os ingredientes secos e depois misturem os líquidos. Tenham atenção que, como o côco é mais denso, a medida acaba por ser um pouco a olho. As colheres não podem estar muito rasas de farinha, nem estar cheias demais. O ideal é irem colocando até terem uma mistura homógena, mas sem estar densa demais. Para a próxima, vou pesar a quantidade correcta, para ser mais fácil reproduzirem ;)

Deitem a massa numa frigideira anti-aderente ou de cerâmica, para fazerem a panqueca. Quando a parte de cima da panqueca estiver a fazer bolhas e em baixo vos parecer cozinhada, está na altura de virarem - também aqui, tem de ser a olho - vou tentar fazer um video, para mostrar quando é que está pronta a virar!

Depois é só colocarem os toppings que preferirem... eu optei por iogurte grego ligeiro com kiwi e arandos vermelhos, mas com morangos, também combina muito bem :)
Panqueca de côco e alfarroba com iogurte grego ligeiro, kiwi e arandos vermelhos

2 comentários:

  1. Que bom aspeto! Já provei farinha de alfarroba mas não gostei nada, pus nuns muffins e ficaram esquisitos... Mesmo! A panqueca fica a saber a chocolate? Eu não achei nada que soubesse quando usei...
    Estou agora a lembrar-me de panquecas com maple syrup... ficam mesmo boas! (ao contrário do preço do xarope :P)
    Esses kiwis com iogurte devem dar um topping bem bom! Não aprecio kiwis, mas agora tenho uns caseiros e até vou comendo :) Em Espanha, quando lá fui uma altura, havia uns kiwis de Nova Zelândia ou assim que eram amarelados e docinhos, eram mesmo bons! Toda a gente comia imensos :P Cheguei a procurar em Portugal mas são caros e não são nada parecidos :(

    ResponderEliminar
  2. A sério? Eu gosto bastante e acho que o sabor engana bem! ;)

    Com a fruta não sou esquisita, acho que marcha toda... alias, eu sou boa boca :) são poucas as coisas de que não gosto!

    Hum, esses kiwis parecem-me bem! Mas nunca vi por cá, nada do género... ou pelo menos, não reparei!

    Beijinho de boa semana!

    ResponderEliminar