sexta-feira, 21 de março de 2014

De manhã é que começa o dia #6

Hoje o dia amanheceu mais cinzento e deu-me vontade de comer papa de aveia.

Por norma, deixo sempre de véspera o frasco preparado, assim no dia é só levar ao microondas. Valeu-me ter no frigorífico a que tinha feito ontem para comer hoje ao lanche, antes de ir treinar :)

Depois de ter colocado no facebook a foto do pequeno-almoço e de me terem pedido a receita, apercebi-me duma falha muito grande... não ter aqui a receita das papas de aveia que faço.

Apesar de não serem diferentes das papas de aveia que a maioria das pessoas faz, são as minhas... com a textura e o sabor que eu aprecio :)

Para a receita vão precisar apenas de: 25g de flocos de aveia + o dobro do leite ou de água - em volume + 1/2 scoop de proteína de chocolate (opcional) + 1 colher de sopa de sementes de chia + 1 colher de chá de cacau cru ou de canela + 1 clara de ovo.

De véspera, coloco num frasco todos os ingredientes, excepto a clara de ovo, misturo bem o frasco para envolver tudo e reservo no frigorífico.

De manhã, volto a agitar o frasco, coloco numa taça e levo ao microondas, cerca de 2m30 (depende da potência). Durante este tempo vou abrindo e mexendo as papas, sempre que vejo que elas querem subir. Findo este tempo, coloco a clara de ovo e levo mais 1m ao microondas, repetindo o procedimento de mexer. Se achar que a textura ainda não está ao meu gosto, junto mais um pouco de leite e envolvo bem.

Deixo arrefecer e junto fruta fresca, a gosto!

Papa de aveia com chia, cacau cru e morangos
Esta é a minha comida de conforto! :)

12 comentários:

  1. Opto sempre por fazer de manhã no fogão mas para quem tem menos tempo é uma excelente alternativa :)
    Gosto imenso de juntar cacau e morangos às papas, fica tão bom *.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu confesso que com as papas sou uma comodista! Habituei-me a microondas e não quero outra coisa! ehehe Mas como me saem sempre bem, não sinto necessidade de mudar ;)

      Tb eu!!! :) Adoro a junção de sabores!

      Beijinho

      Eliminar
  2. Que bom aspeto! Só é chato quando o leite ferve e suja tudo... mas agora quando faço e começa a ferver já está pronto, porque ponho a uma potência mais baixa que acho que faz ficar mais cremoso (ou pelo menos parece-me que sim :P) e não subir tão depressa :)
    (já agora, tinhas um post com banana e manteiga de amendoim e agora papas de aveia!? Não há um limite para esse tipo de coisas?! :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é capaz de fazer mesmo diferença! ;)

      Não há limites! :p E agora já tenho mais 2! :p Panquecas de côco e alfarroba e esparguete de courgette com camarão, alho, coentros e tomate-seco!!! :D

      Eliminar
  3. Olá!! Dúvida :P Estou deslocada e na casa que a empresa arranjou não há microondas... Se seguir essas indicações e aquecer ao fogão resultará? :-) (não percebo muito de cozinha, mas quero muito experimentar estas receitas!!)
    E... (desculpa ser chatinha!) sou das que precisa perder peso... 25g de aveia será mais ou menos quantas colheres?
    OBRIGADA!!! O teu blog é fantástico!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, bom dia, Ana!!! :) Claro que resulta no fogão, demora é um pouco mais de tempo ;) 25g de aveia corresponde +/- a 2/3 colheres de sopa!

      Obrigadaaaaaaa! Beijinho

      Eliminar
    2. Só para dizer que já fiz, deixei de um dia para o outro e depois... panela e ficaram muito boas :-) Também já fiz a misturar tudo na hora e igual :D
      A dica do quark é excelente!!! Elas ficam com uma consistência maravilhosa!!! (Só tenho receio que usar isso sempre, para quem quer perder peso, não seja boa ideia...)

      O seu blog tem sido uma enorme ajuda!!! OBRIGADA :D *

      Eliminar
    3. Ana, sem receios ;) 100g de quark têm 50kcal :p Se usar metade (é o que eu uso), são 25 míseras kcal ;) Não é isso que faz engordar!

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Olá :) eu adoro as panquecas de aveia e as papas... Para quem quer manter o peso qual a quantidade de aveia que pode consumir por dia?? Obrigada :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Isso é uma questão difícil de responder :/ Tudo depende do que ingerir durante o dia!

      Eliminar