quinta-feira, 20 de março de 2014

De manhã é que começa o dia #5

Este tempo quentinho, faz-me lembrar a praia! Volta, verão!!! eheh

E a propósito disso, lembrei-me que costumava fazer um bolo de caneca para levar para o lanche, com linhaça e banana. E comecei logo a imaginar, transformá-lo em panqueca para o pequeno-almoço!

Ainda bem que o fiz porque gostei bastante do resultado final! :)

Para a receita vão precisar apenas: 2 CS de linhaça moída (costumo moer em casa) + 1 cc de fermento + 1 cc de canela + 1 ovo + 1 clara + 1 banana + canela a gosto.

Levem metade da banana, cortada em rodelas, com canela a gosto, ao microondas durante cerca de 30/60s (depende da potência), até ficar em papa.

Juntem bem os ingredientes secos e depois misturem os líquidos, incluindo a papa de banana. Batam tudo até obterem uma mistura homogénea e deitem a massa numa frigideira anti-aderente ou de cerâmica, para fazerem a panqueca. 

Quando a parte de cima da panqueca estiver a fazer bolhas e em baixo vos parecer cozinhada, está na altura de virarem.

Depois de feita a panqueca, coloquem a restante banana na frigideira que usaram, até estar caramelizada de ambos os lados.

Barrem a panqueca com manteiga de amêndoa ou de amendoim (uso caseira, sem quaisquer aditivos) e coloquem a banana caramelizada por cima. Se quiserem, polvilhem com mais canela.

E o resultado foi este:

Panqueca de linhaça com banana e canela, manteiga de amêndoa e banana caramelizada
Muito bom! E rende uma panqueca bem grande e fofa, vou repetir mais vezes :)

Depois digam se gostaram!

8 comentários:

  1. Por acaso o meu P.A tb teve panqueca e banana:P Mas foi mais panqueca de aveia com rodelas de banana. Só com linhaça moída nunca experimentei. Até tenho lá em casa no frasquinho a linhaça, hei-de experimentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto tanto :)

      Experimenta, fica diferente, mas saboroso, na mesma ;)

      Eliminar
  2. Oh meu deus! God! Pára de fazer coisas deliciosas que o meu coração não aguenta!!! Fogo!
    Dá gosto (e fome) vir ao teu blog. Saudável e saboroso, combinação perfeita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahaha, é bom sinal!!! É só coisinhas boas! :) E que não fazem mal!

      Não podes falar muito que, graças a ti, fiquei com a quiche de alho francês e cogumelos atravessada! :p

      Obrigada!

      Eliminar
  3. a banana dá um sabor tão bom! Agora fiquei com fome :p

    beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Manteiga de amendoim e banana a esta hora?! Devia ser crime :P
    Por acaso também ando entusiasmada a fazer coisas no microondas, nomeadamente um brownie em que ando a trabalhar (trabalhar, claro ;)) para fazer várias versões; no-fat, no-carb, gluten-free, vegan, low cal, etc. É um árduo trabalho, como podes imaginar ;)
    Também adoro o tempo mais ensolarado, gosto de chuva mas já estou farta :P E é completamente diferente, se vou acordar às seis e meia da matina e vou mais vale que esteja solinho, não? :P Mas também não é preciso muuuito calor, que depois é chato! Principalmente para fazer desporto (que, como sou preguiçosa, consiste maioritariamente em corrida :P - desculpa lá, sei que não tem nada a ver com o tema mas acabei de correr e estou com as endorfinas em alta ;))
    Voltando ao assunto real do post; essa banana parece deliciosa, adoooro banana derretida com manteiga de amendoim. Já agora, móis a linhaça na hora? É que eu tenho de uma vez em que moí alguma mas agora parece que anda aí gente a dizer que só faz bem se for moída na hora... Pronto!
    Desculpa lá se me alonguei :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hum.... brownies!!! Faz sim várias versões e partilha isso depressa... devem ser todas maravilhosas :D
      O trabalho mais árduo, é ter de as provar a todas ehehehe

      ahahah, vivam as endorfinas! :p

      Não. Costumo moer a embalagem toda quando compro e guardo num frasco... e fica pronta a usar! Ter que moer na hora, não dá para mim! Se só faz bem assim, não sei! Por acaso, ainda não tinha lido isso! Mas tb não vou moer na altura ;)

      Eliminar