quarta-feira, 12 de março de 2014

De manhã é que começa o dia #3

Ontem, como tive um jantar de aniversário, acabei por chegar mais tarde a casa e sem vontade nenhuma de ir para a cozinha adiantar as refeições para hoje.

Mas isso não é desculpa para que falhe nas refeições... Hoje, assim que o despertador tocou, saltei da cama (isto nunca acontece, fico sempre mais uns 15m na ronha eheheh) e fui preparar a comida para levar para o trabalho e o pequeno-almoço.

Como já disse aqui no blogue, é muito importante tomar um bom pequeno-almoço e como acordo com uma fome de leão, gosto de reforçar (e variar) esta refeição.

Com este sol lindo com que temos sido brindados, deixa de me apetecer comer papas de aveia (quentes) e opto por soluções mais frescas, como é o caso desta panqueca de aveia com iogurte grego ligeiro e morangos.


Esta receita é muito semelhante à que postei anteriormente, mas como fiz numa frigideira de cerâmica, ficou muito mais fofa! :)

Para a receita das panquecas vão precisar apenas de: 2 cs de farinha de aveia  + 1 cc de canela + 1 cc de fermento + 1 ovo + 1 cs de leite + cacau cru em pó q.b - serve apenas 1.

Juntem bem os ingredientes secos e depois misturem os líquidos. Batam tudo até obterem uma mistura homogénea e deitem a massa numa frigideira anti-aderente ou de cerâmica, para fazerem a panqueca. Quando a parte de cima da panqueca estiver a fazer bolhas e em baixo vos parecer cozinhada, está no ponto para virar!


Depois é só colocar por cima, iogurte grego ligeiro, uns morangos ou outra fruta que apreciem e polvilharem com cacau cru em pó :D

Gosto bastante de usar as frigideiras de cerâmica, porque não é necessário usar gordura nenhuma para cozinhar.

Experimentem, não se vão arrepender :)


11 comentários:

  1. que delicia! ando sempre à procura de receitas para pequenos almoços saudáveis (às vezes até adormeço a pensar nas combinações que farei... ehehe), por isso já guardei esta receita! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece-me o mesmo!!! Ando sempre a pensar no que fazer :) Estas panquecas são sempre uma boa opção e com este tempo, é o que apetece! :)

      Eliminar
  2. Ainda não me consegui despedir das papas de aveia mas essas panquecas têm mesmo muito bom aspecto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também ainda não me despedi delas... é o que como antes de ir treinar, por serem práticas de levar para o trabalho! É só aquecer e comer :) eheheh

      Eliminar
  3. Estou a adorar as suas receitas!! Obrigada pela partilha.
    Quero perguntar-te 3 coisas:
    1. A farinha de quinoa, poderá substituir a aveia? ou então a de arroz?
    2. Onde consegue o iogurte grego ligeiro?
    3. Receita de manteiga de amendoim caseiro, poderia partilhar
    Obrigada =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena! Eu é que agradeço! :)

      1. É uma questão de experimentar, uma vez que com essas farinhas não sei qual vai ser o resultado! Mas acho que tenho farinha de arroz :) Amanhã tento para ver como sai! :)

      2. Compro no lidl! É o melhor ;)

      3. A receita é simples. Coloco os amendoins torrados sem sal na bimby (pode usar outro processador de alimentos, mas deve demorar um pouco mais) e trituro até estar em manteiga. Mais simples não há!

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Helena,

      Já experimentei :) Ficam boas com a farinha de arroz :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Bom dia, que óptimo aspecto :) onde compra o cacau cru?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Excelente! Nesta receita não utiliza o scoop de proteína? Não é melhor utilizar apenas a clara de ovo? (a questão dos ovos: usar ou não usar a gema? o dilema ;))
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carina, usa o ovo inteiro! Isso é um mito :p Nem sempre uso whey nas panquecas ;)

      Eliminar