quinta-feira, 6 de março de 2014

Como o trigo-sarraceno se transformou numas overnights :)

A semana passada comprei bulgur e trigo-sarraceno. O bulgur experimentei no fim-de-semana e fiquei fã, mas faltava-me experimentar o trigo-sarraceno.

Andei a pesquisar na internet as utilizações que lhe podia dar e quando vi que era usado para fazer papas, nem pensei duas vezes :)

Por norma, quando sei que vou comer papas dois dias seguidos, deixo logo os frascos preparados no frigorífico (são os únicos frascos que tenho eheh) prontos a ir ao microondas e comer - é só juntar fruta fresca e já está!

Melhor pensei, assim fiz, na 3.ª-feira à noite deixei a papa de aveia para comer ontem e a papa de trigo-sarraceno para comer hoje, no frigorífico, prontinhas.

Entretanto, ontem lembrei-me que tinha análises para fazer hoje e que não podia comer em casa... e convenhamos papas frias... belhec! A não ser que virassem umas overnights oats "falsificadas".

E não é que ficaram boas?!? :) A nível de sabor não notei grande diferença, mas o que gostei, particularmente, foi dos grãos estarem estaladiços.

A receita é igual à das overnights oats, só que se substitui a aveia por trigo-sarraceno (se preferirem, mantenham-se fieis à aveia, que não ficam a perder).

Para a receita vão precisar apenas de: 2/3 cs de trigo-sarraceno (ou de aveia) + 1 cc de cacau cru + 1 cc de canela + o dobro da medida do trigo em leite ou água +4 cs de iogurte grego ligeiro + 1 cs de chia + morangos ou outra fruta que prefiram (aconselho uma fruta mais doce, para intensificar os sabores).

De véspera, colocam o trigo, o cacau, a canela e o leite (ou água) numa caixa, e noutra, juntam o iogurte com a chia e reservam no frigorífico durante, cerca de 2 horas, para que hidratem.

Depois é só fazer camadas num frasco, alternando entre trigo (ou aveia), iogurte e fruta e voltam a repetir. Fecham o frasco e reservam, novamente, no frigorífico. No dia seguinte, é só comer :)



Do que percebi na blogosfera a impulsionadora destas overnights é a OuiOui Saudável e podem ver aqui, tudo explicadinho sobre elas :)

17 comentários:

  1. Como fazes as papas de aveia? É só adicionar 2/3 colheres de aveia, o dobro em água, canela e ir ao lume? ;)

    ResponderEliminar
  2. Quase! ;) De véspera, coloco num frasco 2/3 cs de aveia, o dobro de leite (uso sem lactose), cacau cru e canela e reservo no frigorífico. De manhã, atiro tudo para uma taça, junto um pouco mais de leite (faço a olho) e levo ao microondas 2m30. Tem de se ficar de olho, porque tem tendência a subir. Depois junto uma clara de ovo, e vai mais 1m ao microondas. Convém ir sempre mexendo ;) Depois de pronta, deixo arrefecer um pouco e junto fruta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me duma coisa mto importante... tb junto 1 cs de chia ;)

      Eliminar
  3. Só comi overnight oats durante o verão, agora prefiro as papas de aveia quentinhas feitas na altura :p
    Nunca experimentei trigo-sarraceno mas já ouvi falar maravilhas..tenho de me informar, gosto sempre de experimentar coisinhas novas :p
    Ficaram com optimo aspecto :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com este frio que tem estado, também me sabe melhor as papas quentinhas :)

      Mas hoje não havia grande alternativa eheh ;)

      Experimenta! Não há nada como experimentar ;)

      Para a próxima vou ver como fica a papa de trigo-sarraceno!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. É aconselhável para quem não treina com regularidade? :/ é que parece um bocado pesado por isso queria fazer uma coisa mais levezinha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um excelente pequeno-almoço, mesmo para quem não treina! ;)

      Eliminar
  5. Fará muita diferença não colocar a clara? Se experimentar vou fazer com água, pois não tolero muito bem o leite ;)

    Muito obrigada! E estou a adorar acompanhar o seu blog :) descobri-o ontem e já vi e revi todas as publicações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A diferença é na quantidade de proteína q ingere e na própria textura da papa ;)

      Já fiz com água também, mas com leite fica mto melhor... mais cremosa!

      Como n tolera o leite, faça antes com água, mas junte a clara de ovo para garantir que fica cremosa ;)

      Oh, muito obrigada! Fico mto feliz por ler isso :D

      Se tiver alguma sugestão do que gostaria de ir vendo por aqui, sinta-se à vontade para usar o email do blogue ;) Eu agradeço! Beijinhos

      Eliminar
  6. Sim claro :) Desculpe ter de estar a comentar como anónimo mas não tenho nenhum blog!
    Eu também gosto imenso desta área da nutrição e alimentação saudável e também já sei algumas coisinhas e receitas :p

    Por acaso não tem instagram? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não precisa de ter blogue ;) Consegue comentar com a conta do Google!

      Boa, então partilhe :) É assim que vamos aprendendo!

      Tenho @saudavelcomoumpero adicione-me ;)

      Eliminar
  7. Olá! :)
    Vou seguir-te tem tudo tão bom aspecto, meu deus!
    Amanhã estou cá para cuscar o blog todo :D
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  8. Vou experimentar ;)) Obrigada por teres passado no meu blog, tbm estou a gostar muito do teu ;)
    Beijinho

    thehealthywayblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Respostas
    1. Estás a ver a receita errada! :p As overnights não levam ovo :p

      Vai ler a publicação e não os comentários! :p

      Eliminar