quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Como começar!

Ora, bem... adoptar hábitos de vida saudáveis, nem sempre é fácil. Para mim, não foi (e ainda hoje, não é) e calculo que, para vocês, também não seja.

Mas costuma-se dizer, um dia de cada vez... e aqui, aplica-se o mesmo princípio.

Como a maior parte de vós sabe, esta não é a minha área, pelo que, os conhecimentos que aqui partilho são pessoais e foram recolhidos de forma diversa, motivo pelo qual não substituem eventual acompanhamento profissional.

No entanto, há alguns princípios básicos a seguir:

1) Comer de 3 em 3 horas (+/-), por forma a acelerar o metabolismo;
2) Aumentar o consumo de água;
3) Introduzir verduras (muitas), nas refeições principais;
4) Consumir hidratos de baixo índice glicémico, para controlar os níveis de insulina;
5) Dar preferência, a carnes magras;
6) Evitar alimentos processados;
7) Reduzir o consumo de sal e optar por temperar com especiarias;
8) Consumir oleaginosas e sementes qb;
9) Optar por substitutos saudáveis (ou seja, se a receita leva natas, pode-se usar queijo fresco batido 0% ou iogurte grego ligeiro (tem mais proteína que o iogurte natural e menos gordura que a versão normal);
10) Fazer exercício... pelo bem da nossa saúde (e no meu caso, da minha sanidade mental), e este não tem de ser necessariamente, num ginásio. Façam caminhadas, ioga, saltem à corda, andem de bicicleta e patins ou aquilo que vos fizer mexer e sentir bem, porque o importante mesmo, é sentirmo-nos bem, connosco próprios! :)
11) E por último, aquele que mais me custou, mas que melhor me fez sentir... deixem de fumar!

E como o texto, já vai longo, amanhã há mais!!!

10 comentários:

  1. Ou seja, somos o que comemos. E mexam a p€id*l@ :)

    ResponderEliminar
  2. Bom, mexer a bunda custa muito e deixar de fumar então...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não precisas de te matar a fazer exercício! Tu até te mexes... andas bastante a pé, todos os dias. Pode não ser o suficiente, mas já é melhor do que nada ;)

      Eu sei que é difícil, mas sem trabalho nada se faz :p

      Eliminar
  3. Nada é oferecido! Para tudo na vida temos que nos exercitar...

    Quero felicitar a autora deste blog, pois recordando velhos (bons) tempos e vicios que a vida nos proporcionou, se há coisa que nunca pensei foi que, deixaria de fumar!??!!?? Se tornaria uma optima cozinheira!?!?!?! E mais surpreendido ainda, que faria do seu dia a dia, alimentação saudável!!!!?!? Entre outras coisa que também não me recordo agora... lol

    Portanto, caros leitores, mãos à obra, porque depois de ver isto, TUDO É POSSÌVEL...


    Beijinhos Carla
    Hugo Dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Hugo!

      Como as coisas mudam! :) Mas o que é importante é que têm sido para melhor!

      Sabes que houve momentos em que nem eu pensei que conseguisse... mas basta querer e ter força de vontade! Depois é só arregaçar as mangas e ir à luta! ;) Nada nos vem parar ao colo, se não lutarmos por aquilo que queremos! E não há caminhos fáceis, nem rápidos... mas no final compensa!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Adorei este post:)

    Fico à espera da tua deliciosa receita de participação:)

    grande beijinho

    ResponderEliminar
  5. Adoro o teu blog :) tenho sido acompanhada pela a minha nutricionista mas devido a trabalho não consigo ser acompanhada por ela... e tenho momentos de oscilações...visto que tenho problemas com a alimentação... mas o teu blogg tem sido uma inspiração para mim, para não desistir...ainda não fiz nenhuma recieta mas acho que vou optar porque sozinha não tem sido facil mesmo que a minha nutricionista nunca me deixa cair, mas algo diferente neste momento tão stressante penso que não fará mal... mas muitos produtos não poderei arranjar porque não existem na Madeira á venda :( mas vou tentar fazer o melhor possivel :)
    obrigada pela a juda e pela motivação... quero chegar aos meus 58kg novamente porque se eu não gostar de mim quem gostará????

    obrigada a serio...

    ResponderEliminar